Seleção Feminina

Brasileiras destacam evolução com Pia, que busca "líderes" na seleção

Equipe ficou foi vice no Torneio Internacional de Futebol Feminino.

Imirante Esporte, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
A sueca entende que o grupo precisa de lideranças dentro de campo que ajudem o time a mudar o panorama de uma partida em condições adversas.
A sueca entende que o grupo precisa de lideranças dentro de campo que ajudem o time a mudar o panorama de uma partida em condições adversas. ( Foto: CBF/Mauro Horita)

RIO DE JANEIRO - Dois jogos e uma semana de treinos foram suficientes para Pia Sundhage tirar as primeiras conclusões para a sequência do trabalho no comando da seleção feminina de futebol. Depois da goleada por 5 a 0 sobre a Argentina, na última quinta-feira (29), as brasileiras não repetiram o bom futebol no domingo (1º), debaixo de muita chuva, contra o Chile. Após um empate sem gols no tempo normal, o Brasil perdeu nos pênaltis por 5 a 4 e ficou com o vice do Torneio Internacional de Futebol Feminino, no Pacaembu, em São Paulo.

A sueca entende que o grupo precisa de lideranças dentro de campo que ajudem o time a mudar o panorama de uma partida em condições adversas. "No início do jogo (contra as chilenas), por exemplo, o gramado estava ruim e o futebol das nossas jogadoras não fluía. Isso não estava bom. Era preciso jogar diferente, e uma líder para isso. Tentamos mostrar que, naquelas condições, era óbvio não atuar pelo meio. Depois, a condição do gramado mudou, e aí é claro que deveríamos explorar o meio", explicou.

"O que acontece em uma partida é complexo, por isso é importante encontrarmos uma líder na defesa, uma no meio, talvez uma mais à frente. Ou seja: ter ao menos três jogadoras que espalhem a mensagem às demais", completou a treinadora, que é bicampeã olímpica dirigindo a seleção dos Estados Unidos.

A competição disputada em São Paulo teve caráter amistoso. O primeiro grande desafio de Pia será mesmo a Olimpíada de Tóquio, no ano que vem. Apesar do pouco tempo com a nova técnica, algumas das principais jogadoras da Seleção estão otimistas com o trabalho até os Jogos no Japão.

"Acho que esse jogo (com o Chile) não reflete o que ela nos vinha mostrando. A partir daqui, vocês verão que estamos tendo uma grande evolução, até já nos próximos amistosos. Ela teve só uma semana para nos preparar e já deu para ver a mudança. Imaginem então até a Olimpíada? Sabemos do potencial dela, que vai buscar o melhor de cada jogadora. E (a derrota para o Chile) vai ser bom, pois acredito que ela também odeie perder, então verá onde ela errou, onde nós erramos, e vamos nos acertar", disse a atacante Andressa Alves.

"Ela simplifica bastante, faz com que peguemos rápido o que ela passa. Claro, tem a vontade de todas quererem aprender. Mesmo com a derrota (nos pênaltis), temos totais motivos para comemorar. Acreditamos no trabalho dela, que chegaremos bem em Tóquio. Temos uma treinadora top, uma baita bagagem, que vai ajudar o futebol feminino no Brasil", acrescentou a meia Formiga, de 41 anos e a caminho da sétima Olimpíada pelo Brasil.

No caminho até Tóquio, a Seleção tem, por enquanto, dois amistosos pela frente, contra Inglaterra e Polônia, além de um torneio amistoso na China — as datas ainda não estão definidas. A expectativa é que Pia possa observar jogadoras que não estiveram nessa primeira convocação e atletas que foram chamadas, mas ainda não tiveram oportunidades. Caso das jovens Yayá, meia de 17 anos que defende o São Paulo, e Victoria Albuquerque, 21 anos, atacante do Corinthians.

"Elas estarem aqui as encoraja para que sigam trabalhando em seus clubes e as coloca em vantagem em relação a outras meninas. Sabemos da nossa importância para essas meninas, de ajudá-las a continuar acreditando. Daqui alguns anos, eu não estarei mais na Seleção, nem Marta e Cristiane. Então, elas realmente precisam dessas oportunidades. E se a Pia resolver trazer mais meninas na idade delas, é bom. Mesmo não jogando, elas pegam experiência, vão se adaptando ao ambiente", concluiu Formiga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.