Campeonato Brasileiro

Em boa fase no Vasco, Henríquez convoca torcida para clássico contra o Fluminense

Defensor colombiano avaliou o momento vivido pelo Cruz-maltino na temporada.

Imirante Esporte, com informações do CR Vasco da Gama

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Henríquez, zagueiro do Vasco.
Henríquez, zagueiro do Vasco. (Rafael Ribeiro / CR Vasco da Gama)

RIO DE JANEIRO - Com as atenções voltadas para o clássico contra o Fluminense, que acontecerá no próximo sábado (20), às 11 horas, em São Januário, o Vasco trabalhou em tempo integral nesta terça-feira (16) no CT do Almirante, em Vargem Pequena. Pela manhã, os jogadores suaram a camisa nas atividades físicas comandadas pelo preparador Antônio Mello. No turno da tarde, o técnico Vanderlei Luxemburgo promoveu treinamentos técnicos e táticos.

Uma das armas cruz-maltinas para o duelo contra o Tricolor será o colombiano Oswaldo Henríquez, que vem formando dupla de zaga com o prata da casa Ricardo Graça. Contratado junto ao Sport Recife no ano passado, o camisa 3 deu entrevista ao site oficial do Vasco e avaliou o momento vivido pelo clube na temporada. O experiente defensor enalteceu a exibição em Porto Alegre e comemorou os retornos de Breno, Castan e Ramon.

Confira os principais trechos da entrevista de Henríquez:

Atuação contra o Grêmio depois de um período de preparação em Foz de Iguaçu

"É importante valorizar o desempenho que tivemos na partida contra o Grêmio, logo depois de uma preparação muito bem feita na intertemporada. A ideia era retornarmos ao Brasileiro com um resultado positivo, assim como foi nos compromissos que fizemos antes da partida. Fomos para Porto Alegre com a proposta de jogar de igual para igual. Colocamos isso na cabeça, e acredito que tivemos várias chances de ganhar a partida, independentemente do que aconteceu lá. Jogamos para ganhar e vejo que o resultado final não traduziu o que foi o jogo. Tivemos coisas positivas, como a quantidade de oportunidades criadas e a solidez defensiva demonstrada antes do primeiro gol do Grêmio. Ficamos com raiva pelo resultado, pois estamos com mentalidade de jogar de igual para igual e brigar por coisas importantes. Para isso é preciso pontuar na tabela"

Clássico contra o Fluminense e importância do apoio do torcedor em São Januário

"Temos que deixar para trás o que aconteceu com o Grêmio e pensar em ganhar novamente em casa, como fizemos nas duas últimas partidas. Precisamos nos fazer respeitados dentro de São Januário. É fundamental para nós jogarmos junto com a torcida, contamos com a força de São Januário, para seguirmos pontuando em casa, algo que é obrigação para nós, independente do adversário. O Fluminense é um time que tem uma proposta diferente de jogar, mas nosso time vem numa crescente. Um dos elementos que conseguimos adquirir com a chegada do Vanderlei é fazer a pressão alta no campo adversário e é isso que iremos procurar fazer nessa partida, travando a saída de bola deles e pressionando desde os primeiros minutos. Foi dessa forma que conseguimos vencer as duas partidas que tivemos antes da parada"

Sequência entre os titulares e momento vivido com a camisa do Vasco

"Estou satisfeito e com vontade de fazer ainda mais. Estou vivendo um momento onde venho me preparando bastante em todos os treinamentos. Me preocupo com todos os detalhes, com meus companheiros, em melhorar o grupo. Venho buscando ajudar o time a se concentrar e se entrosar cada dia a mais. O papel fundamental da zaga é realmente fazer com que o grupo entenda as funções táticas que o professor Vanderlei está querendo. Tento transmitir isso com minha experiência e orientando bastante dentro de campo. Pessoalmente, claro, também me sinto muito feliz. Estou tendo uma oportunidade de jogar numa grande equipe, e isso é bom para todo jogador. Vou procurar estar sempre 100% à disposição do Vasco da Gama, da comissão técnica e do clube. Quero ajudar o grupo a fazer um bom Brasileiro na sequência da temporada"

Adaptação do sistema defensivo ao estilo de jogo ofensivo do lateral Yago Pikachu

"Isso é tranquilo. O Yago é um jogador que colabora muito na parte técnica dentro de campo. Tem uma inteligência de jogo importante, pois sabe entender a saída de jogo e colobora muito com os companheiros da frente. Eu deixo ele à vontade para poder sair, orientando sempre no posicionamento tático na hora que estamos sem a bola. Às vezes faço a cobertura e peço para um jogador do meio, um volante da primeira linha, fazer a posição de zagueiro. Ganhamos um pouco na parte defensiva, estamos mais seguros, mas o importante é que não podemos perder nossa vocação ofensiva. Por isso deixamos que ele tenha essa liberdade para ir ao ataque. Ele vem cumprindo sempre as tarefas na hora que perde a bola. A compactação do grupo tem sido importante. Vejo, como disse antes, que estamos numa crescente que irá nos beneficiar no decorrer da competição"

Retornos de Breno, Leandro Castan e Ramon para a sequência do Brasileiro

"Todos ficamos felizes ao vê-los na intertemporada treinando e convivendo com o grupo. São caras que possuem uma experiência importante. Os companheiros têm um carinho e um respeito muito grande com todos eles. Não só com o Breno e o Castan, mas também com o Ramon, que está perto de voltar agora. Esses retornos dão um ânimo a mais e aumentam confiança do grupo, pois são atletas que vão fazer o time se tornar mais forte. Nós zagueiros ficamos muito felizes, pois o treinamento vai ficar melhor e o nível de competitividade será mais alto, algo que irá aumentar a qualidade do trabalho desenvolvido no setor. O professor também será beneficiado, pois terá mais variantes para utilizar dentro de campo. Tomara que todos tenham uma sequência importante dentro do Brasileiro. O ambiente do grupo está bacana e acredito que isso fará a diferença"

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.