Basquete

Flamengo supera o Franca e garante título da Copa Super 8

Título é o segundo na temporada e fecha ano com vaga garantida na Liga das Américas.

Imirante Esporte, com informações da LNB e CR Flamengo

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
Balbi, do Flamengo, e Alexey, do Franca.
Balbi, do Flamengo, e Alexey, do Franca. (Foto: João Pires / LNB)

FRANCA (SP) - O Flamengo é o grande campeão da Copa Super 8. Na tarde deste sábado (29), a equipe do técnico Gustavo De Conti dominou a pressão de um Pedrocão completamente lotado e venceu a decisão do torneio contra o Sesi Franca Basquete, por 79 a 75. Com isso, os rubro-negros garantiram vaga na Liga das Américas da temporada que vem.

Leia também: Franca e Flamengo decidem título da Copa Super 8 neste sábado (29)

O jogador mais valioso da Copa Super 8 foi Marquinhos. Autor de 15 pontos e sete rebotes na vitória contra Franca (18 de eficiência), o camisa 11 rubro-negro teve o maior índice de eficiência do time campeão no torneio, com média de 21,3.

“Esse time foi montado para ser campeão. Tivemos um ‘acidente de percurso’, perdemos uma partida que não podíamos (Liga Sul-Americana) e nos custou muito caro. Colocamos a cabeça nos treinos, melhoramos nossa defesa e começamos a dar mais segurança para o ataque. Entramos em quadra comprometidos e conseguimos esse título e a vaga na Liga das Américas”, disse Marquinhos.

O jogo

O primeiro quarto foi bastante equilibrado, com os dois times tomando a dianteira no placar. O Flamengo começou melhor, abrindo 4-0, mas viu o Franca crescer com a torcida no apoio e virar, chegando a fazer 8-13 com cinco minutos. Gustavo parou e acertou a equipe. Com Varejão acumulando faltas dos rivais, o Flamengo foi chegando e tomou a frente, que não perdeu mais nos 10 minutos iniciais. Mesmo com a pressão francana, o FlaBasquete soube segurar e fechou em 25-22.

A vantagem do primeiro virou atropelo no segundo. Com cinco minutos, o Flamengo abriu 12-0 (34-22) e dominou completamente a etapa. O ginásio ficou em silêncio, acusando o golpe, porém o Flamengo diminuiu um pouco o ritmo e a pontuação baixou. Mas nada que assustasse. A equipe de Gustavo De Conti estava com a marcação fechada e o esquema funcionando muito bem, evitando o trabalho de bola do Franca para fechar em 47-20 e deixar uma ótima gordura para o segundo tempo.

O terceiro quarto foi o menos movimentado do jogo. O Franca voltou melhor, mas o Flamengo soube administrar a vantagem e a cada ponto sofrido, ia lá para conferir uma cesta e manter a diferença. Através de Hettsheimeir, o time da casa tentou diminuir, o FlaBasquete fechou bem o perímetro e não permitiu os arremessos de longe. Por sua vez, o rubro-negro também não tentou de longe, foi mais para infiltrações com Balbi e Marquinhos e, mesmo perdendo o quarto (22-24), ainda terminou na frente em 11, 62-51.

O jogo se transformou numa batalha. Lá e cá, os dois times se revezaram no ataque e ficou tudo aberto. Dominando a pressão do jogo, o Flamengo garantiu a vitória por 79 a 85. Balbi, Marquinhos, Olvinha e Varejão seguraram o ímpeto do Franca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.