BELO HORIZONTE - O América Mineiro já tem seu técnico definido para a temporada 2019. Nesta quarta-feira, o Clube chegou a um acordo com Givanildo Oliveira para renovação do contrato com o time profissional até o fim do próximo ano. O experiente treinador, de 70 anos, conduzirá o Coelho no objetivo de retornar à elite do Campeonato Brasileiro.
A história de Givanildo Oliveira se confunde com a do América. O profissional vivencia sua quinta passagem no Clube e é um dos técnicos mais vitoriosos à frente do time americano. Sob a batuta de Givanildo, o Coelho conquistou a Série B de 1997, a Série C de 2009 e o Campeonato Mineiro de 2016.
Em sua passagem anterior pelo América, Givanildo acumulou feitos importantes. Além do título mineiro, em 2016, o técnico liderou, no ano anterior, uma sólida campanha na Série B do Campeonato Brasileiro. O bom desempenho culminou no retorno do Clube à primeira divisão.
Além da possibilidade de aumentar a galeria de conquistas, Givanildo terá em 2019 a oportunidade de alcançar um recorde marcante. O técnico tem 240 partidas à frente do time americano e poderá ultrapassar Yustrich (278 jogos), tornando-se, assim, o treinador com mais jogos no comando do Clube em toda a história.
Givanildo falou do sentimento de comandar o América em mais um ano. “O sentimento é de iniciar uma história diferente. Tivemos apenas cinco jogos nesse retorno, vinte dias de convivência. Então, agora é realmente o sentimento de assumir, com muita satisfação por mais um ano de trabalho no América. Já começamos a reformulação do grupo e uma série de coisas que teremos que fazer no começo do próximo ano”, comentou.
O comandante do Coelho também analisou o estilo de jogo ofensivo apresentado pela equipe nos últimos jogos da temporada e os aspectos que precisarão ser trabalhados para que a equipe pratique em campo seus métodos em 2019. “Conseguimos, até pela necessidade, jogar de forma ofensiva e com uma condição boa de atacar e também marcar. Para o próximo ano, espero que sejamos um time ofensivo. É difícil confirmar, porque o futebol é muito complicado. Depende do grupo que se formar, das situações de jogo e dos adversários. Vamos procurar fazer o melhor”, afirmou o treinador.
Por fim, Givanildo falou dos objetivos do Clube em 2019. O técnico pretende valorizar todas as competições do ano e buscar, além do acesso para a Série A, o título mineiro. “Sobre os objetivos, é o que sempre digo. Inicialmente, precisamos buscar ganhar o estadual, que é o primeiro campeonato do ano. Depois, passamos para a etapa do Brasileiro em busca do acesso. Mas temos o estadual e a Copa do Brasil. Vamos focar primeiro nessas competições”, projetou.
Nas cinco passagens, Givanildo Oliveira soma 116 vitórias, 63 empates e 61 derrotas. Sob seu comando, o time anotou 393 gols e sofreu 266.
Saiba Mais
- Os 10 melhores jogadores em fim de contrato na Europa
- São Paulo receberá mais de R$ 90 mi com ida de Antony para o United
- West Ham anuncia contratação do brasileiro Lucas Paquetá
- Maranhense 'chinês' pode reforçar o Palmeiras na temporada 2022
- Volante maranhense deve renovar seu vínculo com o Internacional
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.