Futebol

Sensação no Inglês, Richarlison fala sobre boa fase na carreira

Atacante de 21 anos participou dos últimos amistosos da Seleção.

Imirante Esporte, com informações da CBF

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
Richarlison, atacante do Everton e da Seleção Brasileira.
Richarlison, atacante do Everton e da Seleção Brasileira. (Divulgação / Site oficial do Everton)

LIVERPOOL (INGLATERRA) - Aos 21 anos, Richarlison se tornou destaque do Campeonato Inglês desde o início da edição do torneio. Defendendo o Everton nesta temporada, o brasileiro já soma três gols após quatro rodadas e aparece entre os artilheiros da competição. Além do bom momento na Europa, o atacante teve sua primeira chance na equipe principal da Seleção Brasileira nos amistosos de setembro, marcando dois gols e deixando boa impressão para o técnico Tite.

Em entrevista ao jornal espanhol As, o brasileiro comentou sobre a progressão de sua carreira.

"Vejo tudo que está acontecendo comigo como algo um pouco surreal. Estou realizando um sonho que tinha desde pequeno. Sempre quis jogar no Campeonato Inglês. Quando olho a lista de artilheiros e vejo meu nome em cima, ainda preciso me acostumar com isso. Minha ascensão na base foi ainda mais rápida que no futebol profissional. Só joguei 11 partidas na base antes de chegar à primeira equipe. Fiz dois gols em meus dois primeiros jogos como profissional, e o resto é história. São coisas que não consigo explicar. Creio que é trabalho duro, perseverança, fé e muita força mental para superar os obstáculos", disse o atacante.

Apesar de novato no Everton, Richarlison já conhece o futebol inglês. Na última temporada estava no Watford, onde também deslanchou já em suas primeiras aparições. Há pouco mais de um ano vivendo na Inglaterra, o jogador comentou sobre sua adaptação ao país europeu.

"Minha adaptação à Inglaterra foi tranquila, mas há coisas que se sente. O frio, a distância da família e dos amigos. Coloquei todo meu foco no trabalho para superar as dificuldades. Estou fazendo aulas de inglês e já entendo bastante, a dificuldade é falar. Mas com o tempo resolverei isso", comentou.

Nascido em Nova Venécia, no Espírito Santo, Richarlison teve uma juventude humilde e contou com o apoio da família para se tornar jogador de futebol profissional. Apesar de recente, o passado é lembrado com muito carinho pelo jovem atleta.

"Levo como lembrança a situação da minha família. Tive que morar na casa do meu tio, porque ficava mais perto de onde eu treinava e não tinha dinheiro para o ônibus. Vendia doces e sorvetes na rua e trabalhava no campo para ajudar meus pais. Não podia ser de outra forma, porque todos estavam fazendo de tudo para que eu pudesse realizar meu sonho de ser jogador. Aprendi que é necessário ter paciência, persistência e fé nas pessoas para alcançar seus objetivos", relembrou.

Richarlison também falou sobre seus ídolos do futebol. Além de contar sobre a admiração pelo pai e pelo tio, o jovem revelou idolatrar o pentacampeão mundial Ronaldo Fenômeno.

"Meus ídolos eram meu pai e meu tio, que jogavam no nível regional e eram muito bons. Meu pai era mais passador, tinha muita visão de jogo, e meu tio era um grande finalizador. Aprendi muito com eles, são meus ídolos no campo e na vida. Já entre os profissionais, Ronaldo Fenômeno. É um fora de série e merece o apelido que tem. Outro dia tive o prazer de conhecê-lo e foi uma grande emoção. Tenho um ritual que faço sempre no ônibus a caminho das partidas. Pego o tablet e coloco os vídeos de seus gols para ir aquecendo", contou o atacante.

Após a boa estreia pela Seleção Brasileira principal, Richarlison volta as atenções para o Campeonato Inglês. No domingo (16), o Everton encara o West Ham, em casa, pela quinta rodada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.