Eliminatórias da Copa

Tite convoca o lateral Fábio Santos para a Seleção Brasileira

O jogador do Atlético-MG substitui Marcelo, que cumprirá suspensão contra o Peru.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Fábio Santos foi convocado para o lugar de Marcelo.
Fábio Santos foi convocado para o lugar de Marcelo. (Divulgação / Atlético Mineiro)

BELO HORIZONTE - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Atlético-MG confirmaram, no fim da tarde desta sexta-feira (11), a convocação do lateral esquerdo Fábio Santos para o próximo compromisso do Brasil nas Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, contra o Peru, em Lima, às 0h15 (horário de Brasília) da próxima quarta-feira. Será o último desafio dos pentacampeões em 2016, que depois só voltaram a campo pela competição em março do ano que vem.

Fábio Santos foi o escolhido de Tite para suprir a ausência de Marcelo, que levou o cartão amarelo durante a vitória sobre a Argentina, nessa quinta (10), no Mineirão, e terá de cumprir suspensão diante dos peruanos. Por isso, o jogador do Real Madrid, inclusive, já foi liberado da concentração canarinho.

Aos 31 anos, Fábio Santos tem sido titular do Galo, mas entra na lista de jogadores que gozam da confiança do treinador da Seleção Brasileira. Sob o comando de Tite, o lateral esquerdo foi bicampeão Brasileiro, campeão Paulista, da Libertadores, da Recopa e Mundial vestindo a camisa do Corinthians de 2011 a 2015, onde chegou a exercer até a posição de capitão.

E a Seleção também não é novidade para o já veterano atleta, que passou um tempo no México antes de voltar ao futebol brasileiro. Fábio Santos chegou a ser convocado em 2012 e tem passagens pela Seleção Sub-20, quando participou da campanha da equipe no Mundial de 2005 da categoria. À época, o Brasil acabou em terceiro lugar.

A parte negativa nisso tudo é o fato de Marcelo Oliveira poder perder um de seus titulares para o duelo contra o Palmeiras, líder do Campeonato Brasil, para o confronto da próxima quinta, às 21 horas, no Independência. A delegação da Seleção voltará de Lima na madrugada anterior à 35ª rodada, e a viagem pode causar um desgaste em Fábio Santos que o tire do jogo.

Mas, como o titular deve ser Fillipe Luís, substituto imediato de Marcelo, e Fábio Santos tem grandes chances de sequer ser utilizado, o aproveitamento do jogador no Brasileirão vai depender da reposta do próprio atleta assim que chegar à Belo Horizonte.

A CBF também aproveitou o comunicado para explicar que o lateral palmeirense João Pedro, um dos garotos que têm acompanhado os treinamentos da Seleção a pedido de Tite, também foi liberado por causa de uma lesão na coxa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.