Vôlei

Projeto para desenvolvimento do vôlei no país é debatido em Brasília

A ideia é construir estruturas de qualidade em vários Estados.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Projeto foi debatido em audiência pública nesta quarta-feira
Projeto foi debatido em audiência pública nesta quarta-feira (Divulgação)

BRASÍLIA - Responsável por trazer grandes conquistas ao Brasil e ser uma das principais esperanças de medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o vôlei poderá receber uma grande estrutura no país para a revelação de novos talentos. Foi debatida na quarta-feira, em audiência pública, a construção de centros de desenvolvimento do esporte em todos os Estados brasileiros que possuem federações de vôlei, em requerimento elaborado pelo deputado César Halum (PRB-TO).

Segundo o diretor-executivo da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Ricardo Trade, o vôlei tem colecionado grandes resultados graças as oportunidades dos atletas treinarem no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, instalado em Saquarema. A ideia é que com estruturas de qualidade em outros cantos do país o esporte possa encontrar ainda mais talentos e proporcionar uma preparação melhor para os atletas que iniciam competições de alto nível.

“É um pedido das federações estaduais, de cada uma delas. No caso específico desse projeto piloto, da Federação Estadua de Voleibol de Tocantins, que tem uma parceria com o estado e com o município e, com isso, nós confederação, assinamos um termo de compromisso onde nós ajudamos. Como? Entramos com capacitação dos professores, materiais esportivos, bolas, redes e todo o materila necessário para a prática do voleibol”, disse Ricardo Trade.

O diretor-executivo da CBV também explicou que a gestão de cada centro de desenvolvimento seria de responsabilidade das federações estaduais com o auxílio da confederação. O evento realizado em Brasília também contou com o ex-jogador de vôlei de praia e campeão olímpico, Emanuel Rego, que hoje preside a Comissão de Atletas do vôlei de praia, instituição responsável por integrar os atletas e os órgãos que regulam o esporte no país.

“Os campeonatos brasileiros de seleções, que são os campeonatos que reúnem as seleções de cada estado, quando eles chegam para essa competição, eles não têm a qualidade que deveriam ter. Então, acho que foi detectado isso: quanto mais eles puderem trabalhar em seus estados, na sua origem, essa parte básica do esporte, eu acho que eles vão estar evoluídos antes de chegar ao campeonato brasileiro e acho que essa é a grande intenção. Quando chega no campeonato brasileiro, eles já estão formados e preparados para disputar grandes eventos”, comentou.

O custo total para a construção desses centros de desenvolvimento está orçado em R$ 5 milhões. A intenção do deputado César Halum é utilizar as emendas parlamentares com o apoio de companheiros de outros estados na câmara para conseguir a quantia necessária e dar prosseguimento ao projeto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.