Superliga Feminina

Rio vence Osasco e faz final contra "caçula" Praia Clube

Time de Bernardinho superou o Osasco nas semifinais. Já o Praia, superou o Minas.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
O Rio venceu o Osasco e garantiu vaga na final da Superliga Feminina.
O Rio venceu o Osasco e garantiu vaga na final da Superliga Feminina. (Divulgação)

RIO DE JANEIRO - Os dois finalistas da Superliga Feminina de vôlei foram conhecidos nesta segunda-feira. O Rexona-AdeS (Rio de Janeiro) venceu o Vôlei Nestlé (Osasco) e encara o Dentil/Praia Clube, que passou pelo Camponesa/Minas. Esta será a primeira final do clube mineiro. Já o Rio parte para sua 12º decisão de título.

Em uma das maiores rivalidades do vôlei nos últimos anos, o Rexona-AdeS (Rio de Janeiro) recebeu o Vôlei Nestlê (Osasco) e, em partida quente, venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/23, 25/16.

A partida reservou grandes ralis dentro de quadra, e um duelo digno da rivalidade das duas equipes. Com a vitória, o Rio vai para a disputa do seu 11º título da Superliga. Após duas partidas equilibradas, 3 a 2 em Osasco, na primeira partida, e 3 a 1, na última partida, o Rio voltou a marcar presença na final, o que acontece desde 2005.

A equipe do técnico Bernardinho começou marcando o primeiro ponto do set inicial. Porém, as meninas do Osasco chegaram a abrir 4 a 2. Após seguidos erros de ataque, o Rio permitiu que o Osasco abrisse 9 a 5. Em bela virada, o clube carioca voltou a acertar os pontos de ataque e aproveitar o saque para fechar em 25 a 20.

Com apenas um ponto de bloqueio durante todo o segundo set, o time da casa contou com seguidas falhas do Osasco na recepção dos saques, e, com boa atuação de Monique, eleita a melhor jogadora da partida, fechou em 25/23.

A rivalidade das duas equipes e os nervos à flor da pele ficaram claros na segunda parcial, com muitas discussões entre as meninas. Pelo lado de Osasco, o técnico Luizomar de Oliveira voltou a assumir temporariamente o cargo de auxiliar técnico, após complicações de saúde ainda nas quartas de final. Jefferson Arosti assumiu o posto.

O set decisivo foi mais tranquilo para o time da casa. O Rio contou com atuação apagada das meninas do Osasco, e chegou a abrir 8 pontos de vantagem. O time carioca teve paciência para administrar a vantagem e garantir o placar de 25/16.

Praia Clube x Minas

O Dentil/Praia Clube recebeu o Camponesa/Minas e venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25/21, 25/18, 25/22. Com o resultado, o Praia Clube garantiu vaga na grande final, a primeira de sua história.

O Praia largou na frente no duelo desta segunda. Em um primeiro set impecável, o time da casa aproveitou dois erros seguidos de ataque do Minas para virar a partida e fazer 19/16. A concentração das anfitriãs estava em dia, e em um primeiro set brigado, o Praia conseguiu fechar em 25/21.

No segundo set, o Praia sobrou dentro de quadra. Com a defesa afiada, o time da casa não deu espaço para o Minas e fechou em 25/18.

O set decisivo foi de extremo equilíbrio. Com bela atuação de Michelle, eleita melhor jogadora da partida, o Praia começou acertando a maioria das bolas de ataque no chão. O Minas pressionou a equipe da casa e virou a partida, abrindo seis pontos de vantagem. O Praia foi buscar e conseguiu a virada vencendo belos ralis. Com pontos de Ramirez e Walewska, as anfitriãs conseguiram fechar em 25 a 22.

Com a vitória, o Praia Clube garantiu vaga na primeira final de Superliga da história do clube. A grande decisão ocorre neste domingo, em Brasília, contra o Rio de Janeiro, detentor de 10 títulos. O duelo irá marcar o encontro das irmãs gêmeas Monique, do Rio, e Michele, do Praia, que foram eleitas as melhores jogadoras de suas respectivas partidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.