Campeonato Mineiro

Atlético-MG vence Tombense fora de casa: 3 a 0

Luan foi o destaque do jogo com dois gols marcados. Lucas Pratto também marcou.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Luan marcou dois gols no Ipatingão e foi o destaque da vitória do Galo sobre o Tombense neste domingo
Luan marcou dois gols no Ipatingão e foi o destaque da vitória do Galo sobre o Tombense neste domingo (Bruno Cantini)

BELO HORIZONTE - Mesmo com time misto, o Atlético Mineiro conseguiu vencer o Tombense por 3 a 0 neste domingo, no Ipatingão, pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro. Os gols do Galo foram marcados por Luan, duas vezes, e pelo argentino Lucas Pratto (de pênalti). Os goleiros Darley e Victor ainda apareceram bem para evitar que o placar fosse mais elástico.

Com o resultado, o Atlético-MG vai a 19 pontos e fica na vice-liderança do Campeonato Mineiro, atrás apenas da Caldense. No entanto, o Cruzeiro, que está na 3ª colocação com dois pontos a menos, ainda enfrenta o América neste domingo e pode retomar o 2º posto na tabela. O Tombense, por sua vez, viu sua sequência de cinco vitórias cair e estacionou na 4ª posição, com 16 pontos.

O jogo

O ritmo começou lento no Ipatingão. O time mandante tinha dificuldades para superar o meio-campo do Galo e tentava chegar ao ataque através de lançamentos, mas não conseguia ameaçar o goleiro Victor. O Atlético, por sua vez, tentava impor seu toque de bola e apostava na qualidade de Cárdenas para distribuir o jogo.

Foi através de lançamento, no entanto, que o Galo conseguiu abrir o placar. Luan começou contra-ataque abrindo na direita para Patric, que carregou até o meio-campo e lançou na esquerda para Carlos. Com um toque, o atacante conseguiu passar bem entre os zagueiros para Luan, que invadiu a área e tocou no canto do goleiro Darley para colocar o time alvinegro em vantagem.

Logo na sequência o Atlético teve nova boa chance para balançar as redes. Luan dominou na intermediária e cruzou no meio da área. Lucas Pratto subiu mais que a zaga e cabeceou com firmeza, mas a bola subiu demais e saiu direto pela linha de fundo. Aos 22 minutos, Darley fez a primeira de suas defesas importantes na partida. Emerson Conceição chegou à linha de fundo e cruzou para Luan, que chegou finalizando de trás e parou no arqueiro do Tombense.

Um minuto depois, no entanto, ele não conseguiu evitar o segundo do Galo. Patric invadiu a área pela direita e caiu ao passar pelo capitão do time adversário. O árbitro marcou pênalti, e Lucas Pratto não desperdiçou a cobrança. O argentino bateu com força no canto direito para aumentar a vantagem alvinegra no marcador.

Ainda no primeiro tempo, com Cárdenas coordenando as jogadas no meio-campo, o Galo quase conseguiu ampliar mais duas vezes, mas parou em boas defesas de Darley. Aos 30 minutos, o lateral Patric invadiu a área pela direita e bateu cruzado com força, mas o arqueiro saltou para salvar. Já aos 40, foi a vez de Lucas Pratto receber dentro da área e bater, mas esbarrar novamente em grande defesa do goleiro do Tombense. Um minuto depois, foi Victor quem apareceu para salvar o galo após cabeceçada de Daniel Amorim.

Com sol e chuva ao mesmo tempo, a segunda etapa começou enfeitada por arco-íris no Ipatingão. Dentro de campo, o ritmo era mais lento que no fim da segunda etapa. O Tombense tentava chegar em velocidade pelo meio, mas esbarrava na zaga atleticana. Já o Galo apostava no toque de bola, mas cadenciava demais o jogo e não chegava a ameaçar.

Aos 13 minutos, Darley nova grande intervenção para salvar o Tombense. Após tabela dentro da área entre os dois atacantes, Carlos recebeu de Luan, chutou cruzado com efeito e viu o arqueiro adversário espalmar. Cinco minutos depois, Jemerson recebeu cruzamento de Luan e cabeceou bem, mas a bola passou poucos centímetros acima da meta mandante.

Na sequência, Levir Culpi mudou a escalação, e colocou Maicosuel e Dodô nas vagas de Carlos e Cárdenas. Apesar da renovação na equipe do Galo, foi o Tombense que cresceu na partida e, aos 26 minutos, ameaçou com cabeceio de Joílson, que forçou nova boa defesa de Victor. O goleiro voltou a aparecer bem dois minutos depois, quando Erik bateu forte de dentro da área e ele conseguiu salvar com os pés.

Lucas Pratto ainda saiu aplaudido na sequência para a entrada de Cesinha. O Tombense forçou ainda mais no final, mas não conseguiu descontar, e foi o Atlético que voltou a marcar, de novo com Luan. O atacante tabelou com Dodô, invadiu a área pelo meio e deslocou Darley, aos 46 minutos, para dar números finais à partida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.