Série A

Após boatos, Luxemburgo descarta concorrer à presidência no Fla

Técnico afirmou como impossível a chance de ser candidato à presidência do Rubro-Negro.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
Luxemburgo descarta concorrer à presidência do Fla, cargo ocupado por Eduardo Bandeira de Mello.
Luxemburgo descarta concorrer à presidência do Fla, cargo ocupado por Eduardo Bandeira de Mello. (Gilvan de Souza / Flamengo)

RIO DE JANEIRO - O técnico Vanderlei Luxemburgo ainda não assinou seu contrato com o Flamengo, mas garante que permanece no comando da equipe até o final de 2015. Além disso, o treinador também afirmou como impossível a chance de ser candidato à presidência do Rubro-Negro, como vinha sendo especulado – o clube terá eleições em 2015, e Luxa é sócio.

“Eu tenho um contrato que está estabelecido até 2015, são só duas cláusulas que ficaram para ser discutidas. Para encerrar de vez essa coisa, garanto que não tem a menor possibilidade de eu me candidatar a presidente do Flamengo. Isso não existe, então não criem. É totalmente fora de contexto, não existe possibilidade nenhuma disso aí acontecer. Eu tenho contrato até 2015, só não está escrito, mas está tudo falado. Então essas especulações são uma grande bobagem, não existe a menor possibilidade de eu sair do Flamengo, ainda mais para ser candidato na próxima temporada”, garantiu Luxemburgo, em entrevista ao SporTV.

Apesar de não demonstrar interesse em iniciar a carreira de cartola no ano que vem, o treinador indicou uma estratégia para o atual mandatário rubro-negro, o presidente Eduardo Bandeira de Mello.

“O Flamengo tem que propor um grande desafio ao sócio torcedor a partir do ano que vem. Precisamos buscar receita por meio do sócio torcedor. O Flamengo tem hoje 42 milhões de torcedores, mas não tem 150 mil sócios pagantes para montar um time mais forte e competitivo, para bater de frente com Inter, Grêmio e Cruzeiro. Então essa tem que ser a meta principal do Flamengo”, avaliou o comandante.

Atualmente, o Flamengo tem cerca de 57 mil sócios torcedores, atrás do Internacional com 125.340, Grêmio com 79.625, Cruzeiro com 64.476, e Corinthians com 61.571. O Rubro-Negro está na 11ª posição com 40 pontos – sete acima da zona de rebaixamento, e ainda restam 21 a serem disputados –, mas Vanderlei ainda não considera a equipe salva da queda para a Série B.

“O Flamengo melhorou a possibilidade matemática de continuar na primeira divisão no ano que vem, mas ainda estou trabalhando com 46 pontos. Pode até ser menos, mas temos que trabalhar com uma margem de segurança. Enquanto não estivermos matematicamente garantidos, não podemos relaxar. Estou jogando uma competição importante como a Copa do Brasil, mas não posso desprezar o Brasileiro, que é a nossa prioridade. Quando cheguei ao Flamengo, tive uma conversa com a diretoria, e a prioridade era tirar o Flamengo da última colocação e entender que o time teria a competição dele, que era se manter na primeira divisão pra temporada seguinte”, explicou o técnico. Seguindo esse cálculo, restam apenas seis pontos para o Rubro-Negro escapar da degola. Por isso, Luxa já estuda a possibilidade de poupar jogadores no Brasileirão, visando um desempenho melhor na Copa do Brasil.

“O Brasileiro é muito complicado. Chegamos a 40 pontos, o que me deu a possibilidade de descansar e recuperar alguns jogadores para a Copa do Brasil. Teria feito a mesma coisa se estivesse jogando só o Brasileiro, porque teria jogo na quarta e no domingo, então precisaria escolher algumas rodadas para arriscar. Contra o Atlético-MG, será um jogo muito difícil, e tenho certeza de que nada será definido na ida. Será um jogo de 180 minutos.”, finalizou. O confronto contra o Galo é o primeiro das semifinais da Copa do Brasil e acontece nesta quarta-feira, no Maracanã, às 22 horas (de Brasília). Pelo Brasileiro, a equipe volta a campo no domingo, às 19h30, no mesmo estádio, contra a Chapecoense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.