Copa das Confederações

Em grande estilo, Brasil vence o Japão

A Seleção abriu a Copa das Confederações, neste sábado, com placar de 3 a 0.

Heider Matos/Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - Brasil e Japão abriram a Copa das Confederações 2013 neste sábado (15) às 16h, no estádio Mané Garrincha em Brasília. A seleção brasileira foi a campo com o mesmo time que começou o amistoso contra a França: Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar. O Japão entrou em campo com os seguintes jogadores Kawashima, Uchida, Konno, Yoshida e Nagatomo; Hasebe, Endo, Honda e Kagawa; Kiyotake e Okazaki, time escalado pelo técnico italiano Alberto ZaccNos. Nos arredores do estádio, a situação parecia mais tranquila, após uma tarde de protestos, do lado de fora do Mané Garrincha.

O jogo

Logo no início da partida, Fred ajeitou com o peito, Neymar pegou de primeira e mandou no ângulo de Kawashima para abrir o marcador. Brasil 1 Japão 0.

Sem pressa, a seleção começou a trocar passes no campo de defesa. Atrás no placar, a seleção japonesa saiu para o ataque. Em um erro de domínio de Oscar, Honda recebeu cruzamento na área e pegou de primeira, mas o chute foi longe do gol. A seleção dominava o jogo no campo de ataque, Felipão avançou a marcação, fazendo com que seleção japonesa jogasse no erro brasileiro.

O segundo gol brasileiro quase saiu aos 21 minutos, quando Hulk tabelou com Daniel Alves, invadiu a área e bateu cruzado, a bola desviou, mas, Kawashima espalmou e a zaga cortou antes da chegada de Paulinho.

O Brasil não fazia uma partida brilhante, mas, controlava o jogo.

Aos 36 minutos do primeiro tempo, Hulk recebeu no bico da grande área, soltou a bomba e estufou a rede pelo lado de fora. Aos 42 Na saída de bola errada do Japão, Fred puxou o contra-ataque, Neymar devolveu para o atacante, que chutou cruzado, mas o goleiro espalmou e ainda evitou a sobra para Neymar. Final de primeiro tempo Brasil 1 Japão 0.

Números do primeiro tempo

Posse de bola: Brasil 63% / Japão 37%
Chutes a gol: Brasil 4 / Japão 2
Faltas cometidas: Brasil 8 / Japão 5
Impedimentos: Brasil 0 / Japão 1
Escanteios: Brasil 1 / Japão 0

Segundo Tempo

De volta ao jogo, o Brasil tratou de ampliar o placar no início da segunda etapa. Aos dois minutos, livre na área, Paulinho recebeu de Daniel Alves e chutou por baixo de Kawashima, que falhou. Brasil 2 Japão 0. Em reposta ao gol brasileiro, o técnico Zaccheroni tirou um meia para colocar um atacante alto em campo. Saiu Kiyotake para a entrada de Maeda. Com a alteração, a seleção japonesa esboçou uma reação. Okazaki antecipou o cruzamento de Uchida na área, tocou de primeira, e a bola passou raspando a trave esquerda de Julio César.

Aos 16 minutos, Felipão chamou Lucas, Hernanes e Jô para o aquecimento.

A seleção brasileira controlava a partida e criava as melhores oportunidades gol. Aos 28 minutos, alteração no Brasil, sai Neymar, para entrada de Lucas e Hulk para entrada de Hernanes. Com as alterações, a seleção voltou ao 4-4-2 mais tradicional, com o Lucas voltando mais, o meio de campo pôde ficar até com cinco jogadores.

No Japão, saiu Endo para entrada de Hosogai. As substituições da seleção Japonesa, não surtiram efeito e o time se via envolto ao jogo brasileiro.

Após a saída de Fred para entrada de Jô, o Brasil começou a trocar passes entre volantes, zagueiros e laterais na defesa e mantinha a posse de bola.

Aos 47, em grande jogada de Oscar, o meia puxou o contra-ataque e deixou Jô na cara do gol, o atacante tocou por baixo na saída de Kawashima, para marcar o terceiro gol brasileiro. Final, Brasil 3 Japão 0.

Números do jogo
Posse de bola: Brasil 63% / Japão 37%
Finalizações: Brasil 11 / Japão 9
Roubadas de bola: Brasil 23 / Japão 8
Passes errados: Brasil 50 / Japão 25
Faltas cometidas: Brasil 15 / Japão 13

Neste domingo, o México encara a Itália. Pelo Grupo B, a Espanha terá o Uruguai pela frente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.