Copa do Mundo

Martinelli se coloca à disposição de Ancelotti após lesão de Raphinha

Atacante do Arsenal afirma que aceita atuar pela direita e destaca recuperação de Neymar antes de duelo decisivo da Copa.

Gustavo Coelho/Imirante Esporte

Atualizada em 22/06/2026 às 18h05
Martinelli destaca Neymar e diz estar pronto para ajudar o Brasil (Rodrigo Coca/CBF)
Martinelli destaca Neymar e diz estar pronto para ajudar o Brasil (Rodrigo Coca/CBF)

MIAMI Com a ausência de Raphinha por causa de uma lesão na parte posterior da coxa, Gabriel Martinelli surge como uma das opções para reforçar o ataque da Seleção Brasileira no duelo contra a Escócia, nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada do Grupo C da Copa do Mundo. O atacante afirmou que está preparado para atuar na posição escolhida pelo técnico Carlo Ancelotti.

Em entrevista nesta segunda-feira (22), no hotel da delegação brasileira nos Estados Unidos, Martinelli destacou que prefere atuar pelo lado esquerdo do ataque, onde se consolidou no futebol, mas garantiu que também pode jogar pela direita, função que já exerceu no Arsenal.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

"A gente fica triste pelo que aconteceu com o Rafa. Tem muito jogador de qualidade. Prefiro jogar na esquerda, mas fiz muito no Arsenal atuar pelo lado direito. Fiz isso contra a França no amistoso aqui nos Estados Unidos. A decisão é do Mister (Ancelotti)", afirmou.

Adaptação ao esquema de Ancelotti

O atacante explicou que a mudança de lado depende da formação escolhida pelo treinador e das características dos companheiros em campo.

"É muito diferente. Cada time tem um jeito de jogar. Quando jogo na direita no Arsenal é diferente de jogar aqui. Depende de quem vai jogar ao meu lado, da formação que vamos jogar", disse.

Martinelli também lembrou que já assumiu a função pelo lado direito no Arsenal durante a ausência de Bukayo Saka e reforçou que está disposto a cumprir qualquer papel para ajudar a Seleção.

"Eu disse que prefiro a esquerda, mas joguei muito pelo lado direito. O Saka machucou, e eu joguei por ali. Se ele pedir, é claro que eu jogo", comentou.

Atacante destaca calor na Copa

Martinelli destaca Neymar e diz estar pronto para ajudar o Brasil (Rafael Ribeiro/CBF)
Martinelli destaca Neymar e diz estar pronto para ajudar o Brasil (Rafael Ribeiro/CBF)

O jogador também avaliou o nível de intensidade da Copa do Mundo e afirmou que o clima nos Estados Unidos tem influenciado o desempenho das equipes. Acostumado ao ritmo da Premier League, Martinelli disse que o calor dificulta a manutenção do mesmo ritmo apresentado no futebol inglês.

"A Premier League é muito intensa. Mas, pelo clima aqui, está muito calor. O jogador não consegue imprimir o mesmo ritmo da liga em que joga", declarou.

Elogios a Neymar

Martinelli ainda comentou sobre Neymar, que voltou a treinar normalmente com o grupo após se recuperar de uma lesão na panturrilha. Segundo o atacante, o camisa 10 demonstra estar em alto nível e comprometido com o retorno.

"Ele está num nível alto. Fizemos o treinamento e a gente vê a qualidade dele. Todos sabem da qualidade dele. A intensidade com que ele voltou mostra que está querendo muito", afirmou.

O jogador também ressaltou a importância do trabalho coletivo para potencializar os principais nomes da equipe e disse estar disposto a ajudar na marcação quando necessário.

"Correria 20, 30 por cento a mais para potencializar o Neymar ou o Vini. Ou quem quer que seja. Tento me doar ao máximo", completou.

A Seleção Brasileira enfrenta a Escócia nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), em Miami. O Brasil está empatado com Marrocos na liderança do Grupo C, ambos com quatro pontos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.