Neo Química Arena pode ser ampliada para abrir Copa do Mundo Feminina
Estádio do Corinthians precisaria chegar a cerca de 60 mil lugares; clube aceita projeto desde que não pague pela obra e receba arquibancadas fixas.
SÃO PAULO – A Prefeitura do Estado de São Paulo quer levar o jogo de abertura da Copa do Mundo Feminina de 2027, realizada no Brasil, para a Neo Química Arena, estádio do Corinthians. A cidade já está confirmada como uma das oito sedes do torneio, mas a capacidade atual da arena, de cerca de 48 mil torcedores, é considerada insuficiente para receber a primeira partida da competição.
Para viabilizar a abertura em São Paulo, o estádio precisaria ser ampliado para aproximadamente 60 mil lugares. A solução discutida prevê a construção de dois novos lances de arquibancadas atrás dos gols, nos setores Norte e Sul, em modelo semelhante ao usado na Copa do Mundo de 2014, quando a arena recebeu estruturas provisórias.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Corinthians impõe condições para obra
De acordo com informações do ge, o Corinthians apresentou plantas à Prefeitura de São Paulo para a ampliação da Neo Química Arena. O orçamento estimado é de R$ 250 milhões.
O clube aceita a proposta, mas estabeleceu duas condições: não ter qualquer despesa com a obra e que as novas arquibancadas sejam fixas. O plano apresentado indica que não seria necessário retirar os jogos do Corinthians do estádio durante a execução dos trabalhos, embora os setores Norte e Sul possam sofrer interferências temporárias.
Agora, o poder público busca alternativas de financiamento para apresentar o projeto à Federação Internacional de Futebol (Fifa). A missão está concentrada principalmente na Prefeitura de São Paulo, mas há ceticismo entre pessoas ouvidas pelo ge sobre a viabilidade da ampliação. O projeto precisa ser enviado até o dia 22 de maio.
Maracanã ainda é favorito
Apesar da articulação paulista, o Maracanã, no Rio de Janeiro, segue como favorito para receber a abertura e a final da Copa do Mundo Feminina de 2027. O calendário oficial de jogos ainda não foi divulgado.
A competição será realizada no Brasil entre 24 de junho e 25 de julho de 2027, com 32 seleções e 64 partidas. Esta será a primeira edição da Copa do Mundo Feminina disputada na América do Sul.
São Paulo está garantida como sede independentemente da ampliação da Neo Química Arena. Além da capital paulista e do Rio de Janeiro, a Fifa confirmou jogos em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Salvador.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.