Copa do Mundo Feminina

Neo Química Arena pode ser ampliada para abrir Copa do Mundo Feminina

Estádio do Corinthians precisaria chegar a cerca de 60 mil lugares; clube aceita projeto desde que não pague pela obra e receba arquibancadas fixas.

Gustavo Coelho/Imirante Esporte

Atualizada em 15/05/2026 às 16h25
São Paulo quer abertura da Copa do Mundo Feminina na Neo Química Arena
São Paulo quer abertura da Copa do Mundo Feminina na Neo Química Arena (Ale Torres / Staff Images Woman / CBF)

SÃO PAULO – A Prefeitura do Estado de São Paulo quer levar o jogo de abertura da Copa do Mundo Feminina de 2027, realizada no Brasil, para a Neo Química Arena, estádio do Corinthians. A cidade já está confirmada como uma das oito sedes do torneio, mas a capacidade atual da arena, de cerca de 48 mil torcedores, é considerada insuficiente para receber a primeira partida da competição.

Para viabilizar a abertura em São Paulo, o estádio precisaria ser ampliado para aproximadamente 60 mil lugares. A solução discutida prevê a construção de dois novos lances de arquibancadas atrás dos gols, nos setores Norte e Sul, em modelo semelhante ao usado na Copa do Mundo de 2014, quando a arena recebeu estruturas provisórias.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Corinthians impõe condições para obra

De acordo com informações do ge, o Corinthians apresentou plantas à Prefeitura de São Paulo para a ampliação da Neo Química Arena. O orçamento estimado é de R$ 250 milhões.

O clube aceita a proposta, mas estabeleceu duas condições: não ter qualquer despesa com a obra e que as novas arquibancadas sejam fixas. O plano apresentado indica que não seria necessário retirar os jogos do Corinthians do estádio durante a execução dos trabalhos, embora os setores Norte e Sul possam sofrer interferências temporárias.

Agora, o poder público busca alternativas de financiamento para apresentar o projeto à Federação Internacional de Futebol (Fifa). A missão está concentrada principalmente na Prefeitura de São Paulo, mas há ceticismo entre pessoas ouvidas pelo ge sobre a viabilidade da ampliação. O projeto precisa ser enviado até o dia 22 de maio.

Maracanã ainda é favorito

Apesar da articulação paulista, o Maracanã, no Rio de Janeiro, segue como favorito para receber a abertura e a final da Copa do Mundo Feminina de 2027. O calendário oficial de jogos ainda não foi divulgado.

A competição será realizada no Brasil entre 24 de junho e 25 de julho de 2027, com 32 seleções e 64 partidas. Esta será a primeira edição da Copa do Mundo Feminina disputada na América do Sul.

São Paulo está garantida como sede independentemente da ampliação da Neo Química Arena. Além da capital paulista e do Rio de Janeiro, a Fifa confirmou jogos em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.