Judô

Rafaela Silva deixa o Flamengo após reformulação nos esportes olímpicos

Campeã olímpica não tem contrato renovado e retorna ao Instituto Reação para último ciclo olímpico

Gustavo Coelho/Imirante Esporte

Campeã olímpica, Rafaela Silva não tem contrato renovado pelo Flamengo
Campeã olímpica, Rafaela Silva não tem contrato renovado pelo Flamengo (Foto: Márcio Rodrigues / CBJ)

RIO DE JANEIRO - A campeã olímpica Rafaela Silva é mais um nome afetado pela reformulação que o Flamengo vem promovendo nos esportes olímpicos. O clube anunciou, nesta segunda-feira, o fim do vínculo com a judoca, optando por não renovar o contrato da atleta para a sequência da temporada.

O anúncio da saída foi feito de forma discreta e protocolar. Nas redes sociais, o Flamengo primeiro divulgou a contratação de reforços para a equipe de judô e, apenas ao final das publicações, confirmou a saída da campeã olímpica, sem maior destaque.

Retorno ao Instituto Reação

Para aquele que deve ser o último ciclo olímpico da carreira, Rafaela Silva retornará ao Instituto Reação, na Rocinha, no Rio de Janeiro. Foi no projeto social que a judoca deu os primeiros passos no esporte, aos oito anos de idade, e construiu uma relação marcada por forte identificação.

Em declaração emocionada, a atleta falou sobre a decisão e agradeceu ao Flamengo pelo período em que defendeu o clube.

— Foi uma decisão tomada com o coração. Estou feliz em voltar a lutar pelo Reação, lugar onde me apaixonei pelo judô, onde me formei como atleta e aprendi os valores que me acompanham até hoje dentro e fora dos tatames. Mas nada disso seria possível sem o apoio que recebi do Flamengo. Quero agradecer a todos por abrirem as portas do clube para mim em um momento difícil da minha vida. Foi essa oportunidade que me permitiu seguir fazendo o que mais amo. Serei eternamente grata — afirmou Rafaela.

História vitoriosa no Flamengo

Rafaela Silva deixou o Instituto Reação em meados de 2021 para defender o Flamengo. Ao longo de cinco anos de parceria, construiu um currículo vitorioso com o clube, consolidando-se como um dos maiores nomes da história do judô brasileiro.

Entre as principais conquistas da atleta pelo Flamengo estão:

  • Ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2023
  • Bicampeonato mundial (Tashkent 2022)
  • Bronze olímpico por equipes em Paris 2024

 

Com o ouro no Pan de 2023, Rafaela se tornou a primeira judoca brasileira a conquistar ouro em Jogos Pan-Americanos, Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos, um feito histórico para o esporte nacional.

Agenda internacional

Atualmente, Rafaela Silva está na Europa, onde participa de um Treinamento de Campo com a Seleção Brasileira até o dia 4 de fevereiro, em Colônia, na Alemanha.

Na sequência, a judoca retorna à Arena Bercy, em Paris — palco do bronze olímpico por equipes em 2024 — para a disputa do Grand Slam de Paris, que será realizado nos dias 7 e 8 de fevereiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.