Flamengo comemora posicionamento de clubes sobre gramados sintéticos e cita ‘fim de era de atraso’
Flamengo celebra apoio da Série A contra novos gramados sintéticos e diz que movimento representa o fim de uma era de atraso no futebol brasileiro.
BRASIL - O Flamengo divulgou uma nota oficial, nesta sexta-feira (12), comemorando o posicionamento da maioria dos clubes da Série A contra a instalação de novos gramados sintéticos. Segundo o Rubro-Negro, o movimento representa o “fim de uma era de atraso” — embora ainda não exista decisão oficializada pela CBF.
Maioria dos clubes pede suspensão de novos gramados sintéticos
A manifestação envolve um pedido formal dos clubes para que a CBF suspenda, por ora, a homologação de novos campos com gramados sintéticos. A solicitação tem como objetivo aguardar estudos mais completos sobre:
- impacto físico nos atletas;
- desempenho esportivo;
- diferenças estruturais entre grama natural e sintética;
- viabilidade de uso a longo prazo.
Apesar disso, a entidade máxima do futebol brasileiro ainda não tomou uma decisão final.
Flamengo destaca papel dos atletas na discussão
Em sua nota, o Flamengo ressaltou a importância de ouvir os jogadores na análise dos gramados sintéticos. Nomes de peso do futebol brasileiro e mundial, como Neymar, Philippe Coutinho e Thiago Silva, já se posicionaram contra o uso da grama artificial em competições de alto rendimento.
Para o clube carioca, as manifestações dos atletas reforçam a necessidade de revisão e aprofundamento técnico antes de qualquer avanço na implementação deste tipo de superfície.
CBF vai discutir o tema no início de 2026
A CBF respondeu que o assunto será debatido entre fevereiro e março, período em que os clubes devem voltar a se reunir, já durante o início da temporada de 2026. A expectativa é que os estudos apresentados orientem uma decisão definitiva sobre o uso de gramados sintéticos no futebol brasileiro.
Resumo da situação
- Flamengo celebra adesão majoritária contra novos gramados sintéticos;
- Clubes pedem à CBF suspensão temporária das homologações;
- Jogadores renomados já criticaram o uso da grama artificial;
- CBF discutirá o tema no primeiro trimestre de 2026.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.