RIO DE JANEIRO - Recém-campeão da Conmebol Libertadores após vencer o Palmeiras no último sábado (29), em Lima, o Flamengo concentra forças para alcançar outro objetivo de peso: conquistar o Campeonato Brasileiro. Líder com 75 pontos, o Rubro-Negro precisa apenas de uma vitória simples contra o Ceará para garantir matematicamente o troféu nacional. Caso confirme o resultado, o clube carioca repetirá um feito raro no futebol brasileiro: vencer Libertadores e Brasileiro na mesma temporada.
Flamengo Libertadores Brasileiro: dobradinha que poucos clubes alcançaram
A dobradinha de títulos já ocorreu duas vezes na história rubro-negra: em 2019 e 2022, quando o clube conquistou dois títulos de grande expressão no mesmo ano. Agora, o time comandado por Filipe Luís pode repetir o feito pela terceira vez.
No cenário nacional, apenas outros dois clubes também conseguiram unir Libertadores e Brasileirão em um único ano.
Clubes que conquistaram Libertadores e Brasileiro no mesmo ano
- Santos – 1962 e 1963
- Flamengo – 2019
- Botafogo – 2024
Conquistas combinadas com Copa do Brasil
Além do feito envolvendo o Campeonato Brasileiro, o Flamengo também se relaciona com dobradinhas envolvendo a Copa do Brasil. Apenas dois clubes conseguiram erguer a Libertadores e a Copa do Brasil na mesma temporada.
Clubes que conquistaram Libertadores e Copa do Brasil no mesmo ano
- Palmeiras – 2020
- Flamengo – 2022
Espera por nova marca histórica
Com a vitória sobre o Palmeiras na final continental e a proximidade do título brasileiro, o Flamengo volta a ser destaque no cenário nacional. Uma vitória contra o Ceará coloca o Rubro-Negro novamente na lista de clubes que marcaram época ao unir as duas principais competições do continente e do país no mesmo calendário.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.