Planejamento do Rubro-Negro carioca

Flamengo pode definir logística do Intercontinental em caso de título antecipado no Brasileirão

Flamengo pode antecipar logística do Intercontinental caso conquiste o Brasileirão diante do Ceará. Clube avalia cenários e planeja 2026.

Gustavo Coelho/Imirante Esporte

Flamengo define logística do Intercontinental após possível título
Flamengo define logística do Intercontinental após possível título (Reprodução / Instagram Flamengo)

RIO DE JANEIRO - Após conquistar o tetracampeonato da Conmebol Libertadores, o Flamengo volta suas atenções ao Campeonato Brasileiro e ao Intercontinental, principal desafio internacional ainda em 2025. Na quarta-feira (03), o Rubro-Negro enfrenta o Ceará, no Maracanã, pela penúltima rodada, e pode confirmar matematicamente o título nacional. A definição antecipada muda diretamente o planejamento para o duelo intercontinental, marcado para logo após o fim do Brasileirão.

Título antecipado pode mudar logística do Flamengo Intercontinental

Assim que o resultado contra o Ceará for conhecido, a diretoria rubro-negra poderá organizar não apenas o confronto com o Mirassol, no fim de semana, mas também a logística para a Copa Intercontinental. A possibilidade de viajar antes da 38ª rodada existe, caso a taça seja confirmada de forma antecipada.

A CBF estuda antecipar o duelo contra o Mirassol para sábado, cenário que facilitaria o deslocamento da delegação. O Flamengo, no entanto, ainda não foi comunicado oficialmente. Caso a partida deixe de ter impacto na tabela, a tendência é que Filipe Luís escale um time totalmente alternativo.

Preocupação com calendário e críticas ao formato do Intercontinental

Internamente, o clube demonstra insatisfação com o calendário apertado. Representantes rubro-negros avaliam todos os cenários para minimizar desgaste e dar competitividade ao time do Flamengo.

O vice-presidente de futebol, Marcos Braz (Bap), criticou o formato após a conquista da Libertadores:

— Acho que o Intercontinental é absolutamente injusto. Vamos chegar menos de 20 horas antes do jogo, e a gente perde dinheiro se cair no primeiro jogo. Olha o que aconteceu com o Botafogo ano passado. Outro dia estávamos discutindo Fair Play financeiro. Fair Play esportivo não é legal o time campeão da Libertadores chegar para jogar com menos de 24 horas, fazer uma viagem de 15 horas, com 7 horas de fuso... Hoje vamos desfrutar, e segunda-feira vou decidir o que vamos fazer — disse o dirigente.

Planejamento já mira a temporada de 2026

Enquanto organiza os últimos compromissos de 2025 e o Intercontinental, o clube também estrutura a próxima temporada. Segundo informações da ESPN, três reforços são prioridades:

Posições consideradas essenciais

Goleiro

Zagueiro

Atacante “de peso”

Além do mercado, a diretoria trabalha para renovar os contratos de Agustín Rossi e do técnico Filipe Luís. Nos bastidores, há otimismo sobre a permanência do treinador, especialmente após avanços registrados nos últimos dias.

Negociações internas e cenário financeiro

A definição financeira da operação passa diretamente pelo principal dirigente do futebol rubro-negro. O diretor José Boto participa do processo, mas será responsável por apresentar números a Filipe Luís e ao empresário Jorge Mendes. O entendimento nos bastidores é de que um acordo está próximo, especialmente pela confiança no projeto para 2026 e pelo calendário competitivo após o Intercontinental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.