PORTO ALEGRE - Em uma noite de reviravoltas e muita emoção, o Grêmio venceu o Palmeiras por 3 a 2 na noite desta terça-feira (25), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado foi um balde de água fria nas pretensões do Verdão, que vê o líder Flamengo abrir vantagem na reta final, enquanto o Tricolor Gaúcho respira aliviado e praticamente garante sua permanência na elite, sonhando agora com a Sul-Americana.
Grêmio leva susto, mas busca virada contra o Palmeiras
O Palmeiras, atuando com uma equipe mista visando a final da Libertadores, começou melhor e abriu o placar aos 23 minutos. O uruguaio Facundo Torres aproveitou um cruzamento preciso de Sosa e cabeceou firme para fazer 1 a 0. O Grêmio sentiu o golpe, mas conseguiu o empate em um momento crucial: já nos acréscimos da primeira etapa, aos 49 minutos, Francis Amuzu aproveitou uma sobra na área após cobrança de lateral e bateu de primeira para deixar tudo igual antes do intervalo.
No segundo tempo, o jogo ganhou contornos dramáticos com a intervenção da arbitragem. O Grêmio voltou mais agressivo e virou a partida através de duas penalidades máximas. Primeiro, Carlos Vinícius converteu cobrança para colocar os donos da casa na frente. Pouco depois, Willian ampliou a vantagem para 3 a 1, também de pênalti. O Palmeiras ainda descontou nos minutos finais com o zagueiro Benedetti, de cabeça, mas não houve tempo para buscar o empate.
Com a vitória, o Grêmio chega aos 46 pontos e sobe para a 9ª colocação, afastando-se de vez do risco de rebaixamento e entrando na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. O Palmeiras estaciona nos 70 pontos e permanece na vice-liderança, mas vê a distância para o líder Flamengo aumentar para cinco pontos restando apenas duas rodadas.
Próximos jogos de Grêmio e Palmeiras
Os dois times agora vivem realidades distintas nos próximos dias. O Palmeiras vira a chave para a decisão mais importante do ano e encara o Flamengo na grande final da Libertadores no próximo sábado (29), às 18h, em Lima. Já o Grêmio terá uma semana de descanso e volta a campo apenas na próxima terça-feira (2), às 21h30, quando recebe o Fluminense na Arena, pela 37ª rodada do Brasileirão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.