Campeonato Brasileiro

Bahia derrota o Vasco em casa e encaminha vaga na Libertadores

Tricolor está na sexta posição do Brasileirão, enquanto o Cruz-maltino sofre a quinta derrota consecutiva.

Imirante Esporte

Atualizada em 23/11/2025 às 19h00
O Bahia derrotou o Vasco em duelo da 35ª rodada do Brasileirão.
O Bahia derrotou o Vasco em duelo da 35ª rodada do Brasileirão. (Rafael Rodrigues / EC Bahia)

SALVADOR - O Bahia fez valer o fator casa e derrotou o Vasco por 1 a 0 na tarde deste domingo (23), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo marcado por tensão, duas expulsões e muita disputa, o Tricolor de Aço reencontrou o caminho das vitórias e voltou a sonhar com a vaga direta na Libertadores. Já o Cruzmaltino, sob o comando de Fernando Diniz, chega à sua quinta derrota consecutiva e vê o "fantasma" do rebaixamento voltar a assombrar São Januário.

Bahia aproveita jogador a mais e chega ao gol no segundo tempo

O primeiro tempo foi de domínio do Bahia, que controlou a posse de bola, mas esbarrou na falta de pontaria e nas boas defesas de Léo Jardim. O Vasco tentou explorar os contra-ataques, mas foi pouco efetivo. A partida ganhou contornos dramáticos na segunda etapa. O Cruzmaltino ficou com um jogador a menos após a expulsão do atacante David, que recebeu cartão vermelho direto. Com a vantagem numérica, o Bahia pressionou e chegou ao gol da vitória aos 30 minutos: Ademir fez boa jogada e cruzou para Erick Pulga, que apareceu nas costas da zaga para cabecear e balançar as redes.

A reta final do jogo foi eletrizante. Pouco depois do gol, o zagueiro Santiago Ramos Mingo, do Bahia, também foi expulso (pelo segundo amarelo), deixando as duas equipes com dez jogadores. O Vasco se lançou desesperadamente ao ataque nos minutos finais em busca do empate, mas desorganizado, não conseguiu furar o bloqueio tricolor, amargando mais um resultado negativo.

Com a vitória, o Bahia chega aos 56 pontos e permanece na 6ª colocação do Campeonato Brasileiro, perto de uma vaga na Copa Libertadores. O Vasco permanece estacionado nos 42 pontos, na 13ª posição. A diferença para o Z4, que hoje é aberto pelo Vitória (36 pontos), ainda é de seis pontos, mas o momento da equipe preocupa a torcida para as rodadas finais.

Próximos jogos de Bahia e Vasco

As duas equipes voltam a campo na próxima sexta-feira (28), pela 36ª rodada do Brasileirão. O Bahia viaja até Caxias do Sul para enfrentar o Juventude, às 19h, no Estádio Alfredo Jaconi. No mesmo dia e horário, o Vasco tem um confronto decisivo em casa e recebe o Internacional em São Januário, precisando vencer para eliminar de vez o risco de queda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.