SÃO PAULO – O técnico Abel Ferreira já tinha um plano traçado para recolocar o Palmeiras na final da Copa Libertadores 2025. Após perder por 3 a 0 no jogo de ida, em Quito, o treinador português sabia que precisava surpreender no Allianz Parque — e conseguiu. Com uma atuação dominante, o Verdão venceu por 4 a 0, garantindo vaga na decisão diante do Flamengo.
Os gols da noite épica em São Paulo foram marcados por Raphael Veiga (duas vezes), Ramón Sosa e Bruno Fuchs.
“Noventa minutos no Allianz é muito tempo”, diz Abel
Abel Ferreira já dava indícios de confiança mesmo após a derrota no Equador. Em sua entrevista coletiva pós-jogo, o técnico destacou que a equipe não estava abatida e que a história ainda poderia ser diferente.
“Os primeiros 45 minutos, eu fui o máximo responsável, não consegui ajudar os meus jogadores, não conseguimos parar o LDU. Foram muito melhores que nós. Mas sabíamos que em casa seria diferente. Noventa minutos no Allianz Parque é muito tempo”, afirmou Abel.
O treinador ressaltou que a virada foi construída com planejamento tático e confiança no elenco, fatores decisivos para transformar o revés em uma das maiores reações da história do clube na Libertadores.
Abel Ferreira muda escalação e surpreende
Depois do jogo de ida, o Palmeiras empatou com o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro e, logo após, Abel Ferreira convocou a torcida para uma “noite mágica”. A preparação envolveu mudanças importantes na escalação e um novo desenho tático para confundir o adversário.
“Às vezes acerto, outras vezes erro. O plano às vezes resulta, outras vezes não. Tínhamos que surpreender o adversário, fazer a mesma coisa de maneira diferente, com jogadores diferentes. Allan e Ramón, com pés trocados, foram fundamentais para abrir o campo e criar novas soluções”, explicou o técnico.
O treinador destacou ainda a inspiração e confiança dos atletas como elementos-chave do sucesso.
“Precisávamos de uma noite mágica, jogadores confiantes, inspirados. Desta vez, tudo deu certo”, completou.
Próximo desafio do Palmeiras
Após a classificação para a final continental, o Palmeiras volta o foco para o Campeonato Brasileiro, antes de pensar no confronto decisivo contra o Flamengo, no dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru.
Juventude x Palmeiras
Competição: Campeonato Brasileiro (31ª rodada)
Data: 2 de novembro de 2025 (domingo)
Hora: 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.