SÃO PAULO - O Corinthians enfrenta mais um capítulo de sua crise financeira. Nesta segunda-feira (20), o clube paulista foi punido com um novo transferban pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) devido a uma dívida de R$ 780 mil com o Cuiabá, referente à compra do volante Raniele, cujo pagamento venceu na última sexta-feira (17).
Com a decisão, o Timão está proibido de registrar novos jogadores por seis meses, agravando ainda mais o momento delicado vivido pela equipe dentro e fora de campo.
Transferban aplicado pela CBF é diferente da punição da Fifa
Diferente do bloqueio anterior, imposto em agosto pela Fifa, o novo transferban foi aplicado diretamente pela CBF por meio da Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD).
Em agosto, o Corinthians havia sido punido pela entidade máxima do futebol mundial por uma dívida de R$ 34 milhões com o Santos Laguna, do México, na contratação do zagueiro Félix Torres.
Com o acúmulo de sanções, o clube do Parque São Jorge pode ficar até três janelas de transferências sem poder contratar novos atletas, caso os débitos não sejam quitados.
Corinthians promete quitar dívida e recorrer da decisão
Em nota oficial, o Corinthians afirmou que efetuará o pagamento da dívida ainda nesta segunda-feira e, logo em seguida, entrará com recurso junto à CBF para tentar suspender o transferban.
“O Sport Club Corinthians Paulista informa que recebe com surpresa a celeridade da decisão da CNRD e esclarece que efetuará o pagamento ainda nesta segunda-feira (20) para então solicitar o pedido de reconsideração da decisão”, diz o comunicado divulgado pelo clube.
Entenda o que é o transferban
O transferban é uma punição aplicada por entidades esportivas, como a CBF ou a Fifa, que impede um clube de registrar novos atletas enquanto não regulariza pendências financeiras. A sanção visa garantir o cumprimento de contratos e preservar a integridade das negociações entre clubes.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.