Torcedor mais próximo do clube

Pesquisa global revela que torcedores querem mais diálogo e proximidade com seus clubes

Dois terços dos fãs se dizem "desconectados" e pedem experiências digitais mais humanas.

Com informações da assessoria

Atualizada em 14/10/2025 às 16h00
Torcedores querem mais conexão com clubes
Torcedores querem mais conexão com clubes (Divulgação)

BRASIL - O relacionamento entre clubes e torcedores está mudando, e a cobrança por conexões mais humanas e constantes, também. Uma pesquisa global realizada pela Infobip, plataforma de comunicações em nuvem, mostra que 66% se sentem “desconectados” de seus times por causa da falta de diálogo e da comunicação impessoal. Entre os torcedores com menos de 35 anos, esse número chega a 81%, sinalizando uma nova geração que espera interação direta, personalizada e contínua, e não apenas mensagens nos dias de jogo. 

Torcedores pedem mais diálogo e menos formalidade

A pesquisa ouviu 1.500 torcedores de futebol americano, beisebol, futebol e críquete nos Estados Unidos, Europa e Índia, e foi apontada frustração com mensagens genéricas e unilaterais. Para a maioria, acompanhar um time vai muito além do placar: os fãs querem conversar, participar, conhecer bastidores e sentir-se parte da comunidade do clube durante todo o ano.

No Brasil, paixão e engajamento digital se destacam

No Brasil, essa tendência global se confirma com força. País de torcidas apaixonadas e altamente conectadas, o futebol brasileiro é um dos que mais se destaca no engajamento digital. De acordo com o IBOPE Repucom, os 50 principais clubes do país somam mais de 430 milhões de seguidores nas redes sociais, com Flamengo e Corinthians liderando em alcance e interação. Só em 2024, essas equipes ganharam 20 milhões de novos seguidores, impulsionadas por conteúdos em tempo real, campanhas interativas e experiências digitais exclusivas.

Comunicação mais humana é o novo desafio

O alto volume de engajamento mostra que o torcedor brasileiro quer estar mais próximo do clube, não apenas acompanhar os jogos, os fãs locais buscam comunicação mais direta, humana e personalizada, especialmente por meio de aplicativos de mensagem e canais digitais. A pesquisa também revela que mais de 70% dos torcedores querem manter contato com seus times mesmo fora da temporada, e 82% já usam redes sociais para acompanhar o dia a dia das equipes. Quase metade dos entrevistados afirmou se sentir “apenas um número”, e 61% dizem que os altos custos de ingressos, produtos e assinaturas têm afastado os fãs das arquibancadas.

“Os torcedores querem um relacionamento mais próximo e de via dupla com seus times, que os mantenha engajados o ano todo, e não apenas nos dias de jogo”, afirma Ervin Jagatić, diretor de produto da plataforma de comunicações em nuvem. 

“Com o uso de tecnologias como IA e gamificação conversacional, as organizações esportivas podem criar experiências personalizadas e em tempo real que fortaleçam a fidelidade e aumentem a participação", acrescenta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.