RIO - A Seleção Brasileira encerrou nesta quarta-feira (9) o período de treinamentos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), para a disputa da Copa América, que será disputada no Equador. O primeiro compromisso da equipe comandada por Arthur Elias será no domingo (13), às 21h (horário de Brasília), contra a Venezuela, no estádio Chillogallo, em Quito. Três jogadoras maranhenses estão no elenco brasileiro que disputará a competição. Ary Borges (meio-campista), Mariza (zagueiro) e Camila (goleirra) estão no grupo convocado por Arthur Elias.
Para fechar o ciclo de preparação, a comissão técnica realizou um treino coletivo no formato de uma partida oficial, com arbitragem e times formados em 11 contra 11. A atividade simulou situações reais de jogo, proporcionando um ambiente competitivo e reforçando conceitos trabalhados ao longo da semana.
Durante o treino, Arthur Elias promoveu ajustes táticos, com ênfase na organização ofensiva e defensiva, especialmente no chamado "terço final" do campo. A movimentação das jogadoras foi observada de forma criteriosa, com foco no modelo de jogo adotado pela Seleção e em estratégias específicas para enfrentar as adversárias da Copa América.
A delegação brasileira embarca para Quito ao meio-dia desta quinta-feira (10), com previsão de chegada às 18h (horário de Brasília). Em solo equatoriano, a equipe terá dois dias de preparação antes da estreia. Os treinamentos estão marcados para sexta-feira (11) e sábado (12), a partir das 16h (horário local), no Centro de Treinamento da LDU.
A Copa América Feminina começa oficialmente na sexta-feira (11), após alterações no calendário feitas pela Conmebol. O jogo entre Equador e Uruguai, pela grupo A, inicialmente marcado para sábado (12), foi antecipado para sexta, às 21h (horário de Brasília).
Maranhenses no grupo
Ariadina Alves Borges, conhecida como Ary Borges, tem 25 anos, e atualmente, joga pelo Racing Louisville FC, dos Estados Unidos. Ary teve seu primeiro contato com o futebol ainda criança, jogando em campos de várzea em São Luís. Aos 10 anos, mudou-se para São Paulo para viver com os pais e, incentivada pelo pai, iniciou sua trajetória no futebol feminino. Após uma breve passagem pelo Santos, ingressou no Centro Olímpico, onde estreou profissionalmente em 2015, aos 15 anos. Ela já passou por clubes como Sport Recife, São Paulo FC e Palmeiras.
A goleira Camila Rodrigues iniciou a carreira em 2017, jogando pelo Sampaio Corrêa, e atuou ainda pelo Viana antes de sair do Maranhão. A goleira também acumulou passagens por Chapecoense, Internacional e Iranduba até chegar ao Santos, em 2020. Atualmente ela defende o Cruzeiro. Camila ainda não entrou em campo pela Seleção Brasileira e tem apenas uma convocação: em abril, a maranhense ficou no banco de reservas do Brasil na Finalíssima contra a Inglaterra e no amistoso diante da Alemanha.
Mariza Nascimento Silva, 23 anos, nasceu em Imperatriz e começou sua trajetória no futebol aos 11 anos no JV Lideral, passando posteriormente pelas categorias de base do São José-MA e da Chapecoense. Profissionalizou-se na Chapecoense em 2018 e, no ano seguinte, transferiu-se para o Grêmio, onde atuou até 2021. Em janeiro de 2022, foi contratada pelo Corinthians, onde se destacou como peça fundamental na defesa, contribuindo para a conquista de títulos importantes, como o Campeonato Brasileiro, a Supercopa do Brasil e a Copa Libertadores. Em 2024, foi convocada para a Seleção Brasileira principal, participando da preparação para as Olimpíadas de Paris.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.