Eliminatórias da Copa

Brasil desperdiça pênalti e empata fora de casa com a Venezuela nas Eliminatórias

Seleção Brasileira desperdiça chance de assumir a vice-liderança da competição.

Imirante Esporte

Atualizada em 14/11/2024 às 20h41
Lance da partida entre Venezuela e Brasil, pelas Eliminatórias Sul-Americanas.
Lance da partida entre Venezuela e Brasil, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. (Reprodução / X @Conmebol)

MATURÍN (VENEZUELA) - O Brasil empatou por 1 a 1 com a Venezuela na noite desta quinta-feira (14), no Estádio Monumental de Maturín, em partida válida pela 11ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Raphinha marcou o gol da Seleção Brasileira durante o primeiro tempo, enquanto Telasco Segovia deixou tudo igual para a Vinotinto na segunda etapa.

Mesmo jogando fora de casa, o Brasil tomou a iniciativa diante da Venezuela, criou várias oportunidades de gol e abriu o placar aos 42 minutos do primeiro tempo, em uma bela cobrança de falta de Raphinha. A Venezuela, no entanto, reagiu bem no início do segundo tempo: com apenas 40 segundos, Telasco Segovia acertou um chute forte e deixou tudo igual para a Vinotinto. Depois disso, a Seleção Brasileira voltou a dominar as ações, mas perdeu muitas oportunidades de gol, incluindo um pênalti cobrado por Vinicius Junior, aos 16 minutos, que foi defendido pelo goleiro Rafael Romo.

Com o empate em Maturín, o Brasil desperdiçou a oportunidade de alcançar a vice-liderança das Eliminatórias Sul-Americanas, mas assumiu provisoriamente a terceira colocação do torneio. A Seleção Brasileira tem 17 pontos, cinco a menos que a líder Argentina. Já a Venezuela, com 12 pontos, está na sétima posição das Eliminatórias e mantém vivo o sonho de disputar a Copa do Mundo pela primeira vez.

Os próximos jogos de Brasil e Venezuela nas Eliminatórias Sul-Americanas estão marcados para a noite de terça-feira (19). Enquanto a Seleção Brasileira encara o Uruguai na Arena Fonte Nova, em Salvador, a Venezuela visita o Chile no Estádio Nacional de Santiago.

O jogo

Apesar de atuar fora de casa, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior dominou o primeiro tempo, criando ótimas oportunidades de marcar, em especial em escapadas em velocidade de Vinicius Júnior, que chegou a acertar a trave aos 21 minutos do primeiro tempo.

Porém, mesmo com o domínio, o Brasil só conseguiu abrir o marcador em uma jogada de bola parada. Aos 42 minutos da etapa inicial Raphina cobrou com maestria uma falta da entrada da área para superar o goleiro Romo.

Após o intervalo, o jogo mudou completamente. E a principal razão foi o gol de empate da Venezuela, que saiu com menos de um minuto. O meio-campista Telasco Segovia, que havia acabado de entrar, recebeu de Savarino e, com muita liberdade, bateu da entrada da área para deixar tudo igual.

A partir daí a Venezuela recuou as linhas e passou a negar espaços para o Brasil, que praticamente só conseguia atacar pelas pontas. Porém, pouco trabalho deu ao goleiro Romo. A melhor oportunidade surgiu aos 13 minutos, quando Vinicius Júnior foi derrubado dentro da área. Porém, o camisa 7 cobrou muito mal e desperdiçou a melhor oportunidade de garantir a vitória.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.