Luto no rádio brasileiro

Morre o jornalista esportivo Washington Rodrigues, o Apolinho, aos 87 anos

Apolinho foi um dos maiores comunicadores do rádio e do esporte brasileiro.

Imirante Esporte

Atualizada em 16/05/2024 às 01h22
Washington Rodrigues, o Apolinho, marcou época no rádio brasileiro.
Washington Rodrigues, o Apolinho, marcou época no rádio brasileiro. (Divulgação / Rádio Tupi)

RIO DE JANEIRO - O radialista, repórter, jornalista esportivo e comentarista Washington Rodrigues, o Apolinho, morreu na noite desta quarta-feira (16), aos 87 anos, no Rio de Janeiro. De acordo com a rádio Tupi, onde Apolinho trabalhava como apresentador e comentarista, ele estava internado para tratamento de um câncer em um hospital na Zona Oeste do Rio de Janeiro e morreu enquanto acompanhava a partida do Flamengo, seu clube do coração, contra o Bolívar, pela Copa Libertadores, que terminou com goleada do Rubro-Negro por 4 a 0.

Washington Rodrigues foi um dos maiores nomes da história do jornalismo esportivo e do rádio brasileiro, com os seus diversos bordões e linguagem popular que conquistou ouvintes em todo o país ao longo de décadas. O apelido Apolinho surgiu quando era repórter da Rádio Globo, por causa do uso de um microfone sem fio que lembrava os equipamentos usados pelos astronautas da missão Apollo 11.

Depois de trabalhar como repórter, Washington Rodrigues se tornou apresentador e comentarista líder de audiência, formando duplas marcantes com os narradores José Carlos Araújo, o Garotinho, e Luiz Penido. Mesmo sendo torcedor declarado do Flamengo, Apolinho era conhecido pela imparcialidade, o que fez ser reconhecido e admirado por todas as grandes torcidas do Rio de Janeiro.

Além do trabalho como jornalista esportivo, Washington Rodrigues assumiu dois cargos no Flamengo. Em 1995, Apolinho foi técnico do Rubro-Negro em 26 jogos, com 11 vitórias, oito empates e sete derrotas, e levou a equipe ao vice-campeonato da Supercopa da Libertadores. Já em 1998, ele voltou ao clube como diretor de futebol, porém, retornou aos microfones de forma definitiva poucos meses depois.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.