Seleção Brasileira

Saiba quem é Marisa Santiago, a psicóloga da Seleção Brasileira

Em entrevista à CBF TV, a especialista em terapia cognitiva emocional explica como será o trabalho com os jogadores convocados por Dorival Júnior .

Com informações da CBF

A psicóloga Marisa Santiago no treino da Seleção
A psicóloga Marisa Santiago no treino da Seleção (Rafael Ribeiro/CBF)

LONDRES - A psicóloga Marisa Santiago é a nova integrante da comissão técnica da Seleção Brasileira. A chegada de Marisa faz parte da reestruturação promovida pela CBF após a contratação de Dorival Júnior.

Mestre em Psicologia do Esporte pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Marisa Santiago começou no vôlei do Minas Tênis, trabalhou no Atlético-MG e atualmente atua no Bahia. Ela é especializada em terapia cognitiva comportamental e também trabalha como professora universitária.

Em entrevista à CBF TV, a psicóloga explicou como será o seu trabalho na Seleção. "A ideia da psicologia do esporte tem duas linhas mestras: uma com desempenho, resultado e performance, e a outra é a parte da saúde mental", contou Marisa.

"Trabalho como coesão de grupo, como liderança, em como lidar com a ansiedade, com a pressão, em controle dos pensamentos e várias questões que eles podem ter algumas dificuldades. A psicologia do esporte vai exatamente trabalhar nesses pontos para ajudá-los a dar o melhor desempenho técnico e tático", acrescentou.

Na segunda (18), ela teve o primeiro contato com os convocados por Dorival Júnior. No sábado (23), a Seleção enfrenta a Inglaterra, em Wembley, amistoso que marcará a estreia do treinador.

"Fora toda essa parte do desempenho, não esqueço da saúde mental, que é muito importante para a gente trabalhar, fazendo um acolhimento a esses atletas", disse a psicóloga.

"Estou muito feliz de estar aqui. É um grande marco, não só para mim, mas principalmente para a psicologia do esporte", concluiu Marisa, que contou mais detalhes sobre o seu trabalho na Seleção na entrevista.

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.