Futebol

Pia Sundhage analisa possíveis mudanças no Brasil para encarar a Alemanha

A Seleção Brasileira disputará amistoso contra as alemãs nesta terça-feira (11).

Imirante Esporte, com informações da CBF

Atualizada em 10/04/2023 às 22h17
Pia Sundhage, técnica da Seleção Brasileira Feminina.
Pia Sundhage, técnica da Seleção Brasileira Feminina. (Thais Magalhães / CBF)

NUREMBERG (ALEMANHA) - Nesta terça-feira (11), a Seleção Brasileira Feminina volta aos gramados para um amistoso com a Alemanha, em Nuremberg. Antes de seu próximo duelo, a técnica Pia Sundhage analisou o desempenho da equipe na partida contra a Inglaterra e projetou os próximos passos da Canarinho para a Copa do Mundo Feminina FIFA 2023.

A treinadora aproveitou o momento para lembrar que tem algumas jogadoras lesionadas e que sempre chegam novas meninas para integrar a equipe. Sundhage ainda ressaltou que o fato de estar há três anos e meio à frente da Seleção Brasileira facilita a tomada de decisão na hora de convocar.

"Apesar de termos aqui algumas jogadoras, outras também deveriam estar aqui, mas elas estão lesionadas e se olharmos de forma positiva, o fato de estarmos com a equipe há três anos e meio torna tudo mais fácil. A Luana, por exemplo, está de volta, mas também tem a Aline, que é nova. Mas a forma como jogamos e a forma como estamos gerindo a equipe fora do campo funciona bem. Isso é também uma mensagem para todos, que há uma oportunidade e temos mais um jogo. Depois haverá também muitos jogos dos clubes. Por isso, vamos acompanhar e ver quem vai para a Copa do Mundo", disse.

Sobre o amistoso com a Alemanha, a técnica reforçou que, assim como todos as outras partidas, os 90 minutos vão servir para avaliar a postura e preparar a equipe para todas as possibilidades que uma Copa do Mundo pode proporcionar.

"Em todos os jogos procuramos respostas e neste não será diferente. Nessa altura ainda podemos fazer as coisas de formas diferentes, podemos mudar a formação ou usar outras jogadoras e é importante lembrar que o jogo dura 90 minutos. Eu diria que a organização é importante se queremos ganhar da Alemanha. Se conseguirmos lidar com elas, ganhar a bola e manter mais a posse em relação ao que fizemos contra a Inglaterra, vamos nos sair bem", avaliou.

Após duas Datas FIFA em 2023 e um ciclo completo de preparação, Pia disse que realmente está se aproximando da lista final de atletas que vão representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

"Então, quando se fala em ir a Copa do Mundo, este é o último jogo e isso é muito importante. É claro, jogamos o Torneio She Believes e, agora, tivemos a Inglaterra e a Alemanha, por isso, penso que isso nos aproxima muito da lista de jogadoras que vão à Copa do Mundo", revelou.

Na última quinta-feira (6), as Guerreiras do Brasil enfrentaram a Inglaterra na Finalíssima. Com um empate por 1 a 1 no tempo normal, as brasileiras foram superadas na disputa de pênaltis. A partida serviu como mais uma forma de preparação para o Mundial.

Vale ressaltar que, após o jogo, a atacante Bia Zaneratto se lesionou e não entrará em campo na partida com a Alemanha. Com mais uma baixa na equipe, a técnica sueca disse que é importante abraçar as mudanças que podem acontecer durante um jogo e pensar que tudo isso pode acontecer durante a Copa do Mundo.

"Eu diria que lidamos bem com as mudanças que fizemos contra a Inglaterra. No primeiro tempo, usamos bastante a defesa, mas no segundo, mudamos a forma de jogar e atacamos mais. Contra a Alemanha esperamos ver algo semelhante e que as jogadoras abracem as mudanças, porque é importante ajustar o sistema e ser mais flexível para ir à Copa do Mundo", continuou. 

"Como já sabem, a Bia está lesionada e não vai jogar e isso é algo que poderia acontecer também durante a Copa do Mundo. Então, há sempre uma maneira de jogar e penso que temos sorte porque teremos mais uma oportunidade contra uma das melhores equipes", finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.