Paulistão

Palmeiras e São Paulo disputam o primeiro clássico do ano

Times se enfrentam neste domingo (22) em mais um Choque-Rei.

Gazetapress

Abel Ferreira vai para mais um clássico pelo Palmeiras
Abel Ferreira vai para mais um clássico pelo Palmeiras (Cesar Greco / Agência Palmeiras)

São Paulo - Palmeiras e São Paulo se enfrentam neste domingo em mais um Choque-Rei, desta vez válido pela terceira rodada do Campeonato Paulista de 2023. O clássico está marcado para as 16h (de Brasília), no Allianz Parque.

Atual campeão paulista em cima do próprio São Paulo, o Palmeiras chega para o Choque-Rei depois de conquistar a sua primeira vitória na temporada. Se na estreia a equipe de Abel Ferreira apenas empatou em 0 a 0 com o São Bento, a segunda rodada foi com triunfo por 1 a 0 em cima do Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, com golaço de Raphael Veiga.



Apesar do resultado positivo, o Verdão não teve uma grande atuação e ainda vive a expectativa de um desempenho melhor. Assim, o primeiro clássico da temporada pode ser a oportunidade de uma atuação mais convincente da equipe, diante de seu torcedor.

Em 2023, o Palmeiras tenta repetir o bom aproveitamento nos clássicos, como foi no ano passado, quando venceu 10 dos 13 duelos disputados contra os rivais paulistas. Contra o São Paulo, o Verdão foi campeão paulista depois de reverter o placar com uma goleada no jogo de volta, mas também acabou eliminado de forma traumática nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Para o Choque-Rei, o técnico Abel Ferreira conta com o retorno do lateral-direito Mayke, que foi preservado na rodada passada após sentir dores no tornozelo. Ele treinou normalmente na reapresentação da equipe na Academia de Futebol e fica à disposição do treinador.

Já o São Paulo chega para o clássico em situação semelhante à do rival: após conquistar o seu primeiro triunfo em 2023. A equipe de Rogério Ceni derrotou a Ferroviária de virada, por 2 a 1, em Araraquara, com gols do recém-chegado David e do meia argentino Giuliano Galoppo.

Para vencer a partida, o Tricolor contou com a boa atuação dos reforços contratados para este ano e precisou superar a expulsão de Pablo Maia, advertido após receber o segundo cartão amarelo. O volante, inclusive, desfalca o time no primeiro Choque-Rei de 2023.

Ceni, portanto, tem algumas opções para suprir a ausência. A primeira delas é dar a primeira oportunidade da temporada ao uruguaio Gabriel Neves, que não apareceu nem entre os relacionados nos dois primeiros compromissos do Paulistão. Outra alternativa é Luan, jogador revelado em Cotia.

Uma última possibilidade é a escalação de Jhegson Méndez mais recuado, como o primeiro homem à frente da zaga. O colombiano mostrou bom desempenho na vitória sobre a Ferroviária, mas atuou como segundo volante.

O atacante Alisson, por sua vez, desfalque na última partida por problemas pessoais, ainda é dúvida. Já os lesionados Diego Costa, Moreira e Caio (todos em recuperação de cirurgia no joelho), e André Anderson (pubalgia) são baixas certas.

Pensando em vencer o Palmeiras, o São Paulo conta com o bom desempenho recente diante do rival no Allianz. Sob o comando de Rogério, a equipe passou a ser um dos adversários que mais incomoda o Verdão de Abel Ferreira. Em toda a era Ceni, são quatro confrontos com o adversário no estádio, com uma vitória, um empate e duas derrotas (uma delas, porém, é a classificação na Copa do Brasil).

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS X SÃO PAULO

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 22 de janeiro de 2023 (domingo)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Edna Alves Batista
Assistentes: Neuza Inês Back e Fabrini Bevilaqua Costa
VAR: José Cláudio Rocha Filho

PALMEIRAS

Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Jailson (Gabriel Menino ou Atuesta), Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Endrick.
Técnico: Abel Ferreira

SÃO PAULO

Rafael; Rafinha, Arboleda, Nahuel Ferraresi e Welington; Luan (Gabriel Neves ou Jhegson Méndez), Rodrigo Nestor e Luciano; Wellington Rato, Pedrinho (David) e Calleri.
Técnico: Rogério Ceni

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.