Copa São Paulo

Imperatriz faz história em estreia na Copinha, vence o Taubaté e assume liderança de grupo

Cavalo de Aço conquistou grande resultado em seu primeiro jogo na maior competição de futebol de base do Brasil.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 03/01/2023 às 21h25
Taubaté e Imperatriz se enfrentaram no Estádio Joaquinzão.
Taubaté e Imperatriz se enfrentaram no Estádio Joaquinzão. (Caíque Toledo / EC Taubaté)

TAUBATÉ - Atual campeão da Copa Maranhão Sub-19, o Imperatriz disputou, na tarde desta terça-feira (3), o primeiro jogo de sua história na Copa São Paulo de Futebol Junior, maior competição de futebol de base do país. Logo de cara, o Cavalo de Aço teve um desafio e tanto na Copinha: encarar o Taubaté, anfitrião do Grupo 14, que contava com o apoio de sua torcida no Estádio Joaquinzão. Mesmo com o cenário adverso, o Imperatriz não se intimidou, mostrou eficiência no ataque, venceu os donos da casa por 3 a 0 e deu um importante passo na briga pela vaga na segunda fase da competição nacional.

Mostrando personalidade e sem se intimidar com os avanços do Taubaté, o Imperatriz abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo, com Caio Pimenta, aproveitando uma sobra de bola após cobrança de escanteio. Na etapa final, o Cavalo de Aço manteve o ritmo e ampliou a vantagem aos nove minutos, com um gol contra do lateral João Wagner, após tentativa de passe do lateral colorado Samuel. O Taubaté ainda tentou reduzir o prejuízo, mas o Imperatriz se segurou bem e fechou o placar aos 50, com um belo gol de Ivan Fortuna.

Com a vitória na primeira rodada da Copa São Paulo, o Imperatriz chegou aos três pontos e assumiu a liderança do Grupo 14, levando vantagem sobre o Fluminense no saldo de gols. Já o Taubaté, que está sem pontos e tem um saldo negativo de três gols, está na quarta e última colocação da chave.

Animado pela estreia vitoriosa, o Imperatriz volta a jogar pela Copa São Paulo na tarde desta sexta-feira (6), às 17h15, contra o Fluminense, no Estádio Joaquinzão, em confronto direto pela liderança do Grupo 14. Pouco antes, às 15h, o Taubaté joga a sua sobrevivência na Copinha diante do Porto Vitória-ES.

O jogo

Assim que a bola começou a rolar no Estádio Joaquinzão, o Imperatriz tentou pressionar o Taubaté. Logo aos três minutos, Caio Pimenta teve uma grande oportunidade pela equipe colorada, mas finalizou para fora. Depois desse susto, o Taubaté valorizou a posse de bola e trocou passes no meio-campo, enquanto o Imperatriz apostava nos lançamentos longos da defesa para o ataque.

Empurrado pela torcida, o Taubaté teve duas excelentes chances de gol com Felipe Geydson, porém, o Imperatriz conseguiu se salvar. Com a defesa atenta, o Cavalo de Aço mostrou eficiência no ataque e abriu o placar aos 37 minutos, com Caio Pimenta aproveitando bate-rebate após cobrança de escanteio e finalizando bem, sem chances para Giovanni.

Já no início do segundo tempo, o Taubaté quase conseguiu o empate com Marquinhos, que arriscou o chute forte e parou em grande defesa de Ricardo. Pouco depois do avanço dos donos da casa, o Imperatriz ampliou a vantagem no Joaquinzão: após cruzamento de Samuel, João Wagner tentou afastar o perigo e marcou gol contra. Satisfeito com o placar, o Cavalo de Aço recuou suas linhas, enquanto o Taubaté, nervoso, não esboçava reação. Já aos 50 minutos, o Imperatriz anotou o terceiro gol com Ivan Fortuna, que aproveitou a saída errada da defesa taubateana e chutou colocado, no ângulo esquerdo de Giovanni.

FICHA TÉCNICA

TAUBATÉ: Giovanni; Pardal, João Wagner, Lucas Lima e João Vitor; Wesley (Estevão), Gabriel Bovo (Isaías), Marquinhos (Ygor Pires) e Kawata (Nicholas); Adriel Peixinho (Emanoel) e Felipe Geydson (Garcez). Treinador: Fábio Gomes

IMPERATRIZ: Ricardo; Pedro Ivo, Juan (Galvão), Nadson e Samuel; Gilberto (Ildom), Itinga (Índio), Paulista (Xingu) e João Pedro (Marabá); Caio Pimenta (Papel) e Ivan Fortuna. Treinador: Danilo Brito

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.