Campeonato Brasileiro

América-MG e Atlético-GO empatam e falham em seus objetivos no Brasileirão

Coelho não consegue vaga na Libertadores, e Dragão é rebaixado para a Série B.

Gazetapress

América-MG e Atlético-GO se enfrentaram no Independência.
América-MG e Atlético-GO se enfrentaram no Independência. (Mourão Panda / América-MG)

BELO HORIZONTE - Pela última rodada do Campeonato Brasileiro, América-MG e Atlético-GO se enfrentaram na Arena Independência, em Belo Horizonte, e empataram por 1 a 1. Os visitantes abriram o placar com Dudu, mas os donos da casa empataram com Henrique Almeida. Com isso, os goianos foram rebaixados e os mineiros não conseguiram a vaga na Libertadores.

O América-MG passou muito perto de conseguir uma vaga na Libertadores. Para isso, teria que vencer o Atlético-GO e torcer para uma derrota do Botafogo. Os cariocas perderam, mas com o empate a última vaga ficou com o Fortaleza. Com os resultados da última rodada, os mineiros terminaram a temporada na décima colocação, com 53 pontos, e se classificaram para a Copa Sul-Americana pela primeira vez na história.

O Atlético-GO dependia de uma vitória neste domingo e de uma derrota do Cuiabá, além de eliminar a diferença de saldo de gols, para permanecer na elite do futebol nacional. Como nada disso aconteceu, os goianos terminaram a temporada na 18ª colocação, com 36 pontos, e estão rebaixados para a Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe retorna à segunda divisão após três anos desde o acesso para a Série A em 2019.

O jogo

Apesar do América-MG criar as melhores chances para marcar, principalmente em uma cabeçada de Cáceres, foi o Atlético-GO que abriu o placar. Com 16 minutos de bola rolando, uma troca de passes terminou no pé de Churín. O atacante tentou chutar, mas foi bloqueado pela defesa. O lateral Dudu estava na sobra e, mesmo sem ângulo, bateu para o fundo das redes.

Precisando de uma virada, o América-MG partiu para cima e ofereceu perigo algumas vezes. Aos 26, os donos da casa passaram perto de empatar o jogo no chute de Everaldo, que passou perto do pé da trave, mas acabou saindo. A vida do Atlético-GO ficou mais complicada aos 38 minutos, quando Willian Maranhão foi expulso. Após checar o VAR, o árbitro Leandro Pedro Vuaden viu que o volante deu uma cabeçada no atacante Everaldo e o puniu com o cartão vermelho.

Com oito minutos de acréscimo, o América-MG teve tempo para continuar pressionando e marcar o gol de empate antes do intervalo. No último lance da primeira etapa, aos 52, Benítez recebeu dentro da grande área, dominou e levantou a cabeça. O meia encontrou um belo passe rasteiro entre os defensores e encontrou Henrique Almeida em disparada. O atacante bateu na saída do goleiro Renan e deixou tudo igual novamente.

De volta do intervalo, o Atlético-GO. Jefferson cobrou uma falta para a área, Wanderson subiu para cabecear e balançou as redes. Porém, o VAR entrou em ação mais uma vez e o gol foi anulado por impedimento do zagueiro. O atacante Everaldo liderou as oportunidades do América-MG. Aos 19, bateu colocado de dentro da área, mas viu o goleiro defender. Dois minutos depois, finalizou bem mais uma vez, porém parou na defesa de Renan de novo.

O final do confronto foi de extrema pressão do América-MG, que passou a atacar com muitos jogadores e dar espaço para contra-ataques do seu adversário. O Coelho passou em uma cabeçada de Wellington Paulista. Aos 41, o Conti cabeceou livre, mas errou a meta e desperdiçou a chance.

Em um dos últimos lances, aos 50 minutos, foi o zagueiro que marcou o gol que daria a classificação aos mineiros. Após um cruzamento para a área, Conti subiu na segunda trave e fez de cabeça para levar a equipe para a Libertadores. O árbitro de vídeo foi chamado pela terceira vez e identificou um toque de mão do número 4 durante a finalização. Com isso, o gol foi anulado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.