Série B

Grêmio se despede da Série B com vitória em casa sobre o Brusque

Tricolor volta à Série A como vice-campeão da Segundona; time catarinense caiu para a Série C.

Gazetapress

Jogando em sua Arena, o Grêmio derrotou o Brusque.
Jogando em sua Arena, o Grêmio derrotou o Brusque. (Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

PORTO ALEGRE - Pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022, o Grêmio recebeu o rebaixado Brusque na noite desta quinta-feira, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), e venceu por 3 a 0. Os gols da partida foram marcados por Guilherme e Gabriel Silva (duas vezes).

Assim, o Tricolor Gaúcho sacramenta de vez o vice-campeonato da competição. Com o acesso garantido há duas rodadas, este era o último objetivo do time no nacional. Dessa forma, encerra sua participação na Série B com seis jogos de invencibilidade e 65 ponto ganhos.

Do mesmo modo, o Brusque também não tem mais objetivos no campeonato. Entretanto, vive situação oposta aos gaúchos. Com o rebaixamento confirmado desde a 36ª rodada, o clube catarinense não vence há dez partidas e pode terminar a competição na vice-lanterna, com 34 pontos somados.

Agora, as equipes descansam antes do início da temporada 2023. O calendário dos times começa logo no início do ano que vem, com os campeonatos estaduais. Depois, o Grêmio se preocupará com o Campeonato Brasileiro, enquanto o Brusque, com a Série C.

O jogo

Encerrando a temporada diante da sua torcida, o Grêmio partiu para cima e logo aos seis minutos acertou a trave em chute perigoso de Bitello. O meia bateu colocado da entrada da área, a bola desviou na marcação e foi no travessão.

Aos 18, a postura ofensiva do Tricolor Gaúcho foi recompensada com o primeiro gol da partida. Guilherme recebeu na esquerda, puxou para o pé direito e bateu. A bola ainda bateu na trave antes de morrer no fundo da rede, abrindo o placar na Arena. Este foi o primeiro gol do atacante com a camisa gremista.

Seis minutos depois, outra chance perigosa para o Grêmio. Villasanti carregou pelo meio e chutou da meia-lua. No entanto, a bola subiu um pouco demais, passando perto da trave do goleiro Jordan. Mais tarde, aos 28, Lucas Leiva recebeu após boa tabela entre Bitello e Leonardo. O meia então finalizou da entrada da área, mas parou em Jordan.

Ainda antes do fim do primeiro tempo, o Grêmio conseguiu ampliar. Aos 47 minutos, Guilherme acionou Campaz dentro da área, o colombiano bateu sem ângulo e Jordan defendeu com o pé. No rebote, Gabriel Silva aproveitou a sobra e, sozinho, apenas empurrou para fazer o segundo gol tricolor.

Na volta do intervalo, os donos da casa voltaram a balançar as redes aos 29 minutos. Diogo Barbosa lançou Gabriel Silva, que dominou, cortou o zagueiro e encheu o pé, vencendo Jordan e marcando um golaço em Porto Alegre.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.