Série B

Vasco bate o Criciúma de virada e encaminha acesso à Série A

Cruz-maltino assumiu a vice-liderança da Segundona; Tigre está praticamente fora da briga pelo G4.

Gazetapress

Nenê comemora: o Vasco derrotou o Criciúma em São Januário.
Nenê comemora: o Vasco derrotou o Criciúma em São Januário. (Daniel Ramalho / CR Vasco da Gama)

RIO DE JANEIRO - O Vasco sofreu, mas venceu por 2 a 1 o Criciúma, neste sábado, em São Januário, pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, os cruzmaltinos chegaram a 59 pontos e ficaram mais perto do acesso, bastando um empate na próxima rodada. Já os catarinenses, com 52, viram sua chance de G4 praticamente desaparecer.

O Criciúma foi mais objetivo no primeiro tempo e abriu o placar com Hygor. Na etapa final, o Vasco chegou a virada, com Nenê e Fábio Gomes.

Na próxima rodada, o Vasco recebe o Sampaio Corrêa, nesta quinta-feira, em São Januário. Já o Criciúma encara a Ponte Preta, no dia seguinte, em Campinas.

O jogo

O confronto começou equilibrado. O Criciúma não ficou recuado e buscava o ataque. Só que a primeira boa chance foi do Vasco, aos 11 minutos. Eguinaldo aproveitou cruzamento e cabeceou com perigo.

A partida seguia muito concentrada entre as intermediárias. O Vasco voltou a assustar com Marlon Gomes, mas a zaga impediu a finalização. Aos 34 minutos, o Criciúma chegou ao gol. Hygor aproveitou cruzamento rasteiro para empurrar para a rede.

O revés deixou os cruzmaltinos nervosos. Tanto que o Vasco só conseguiu pressionar o Criciúma nos acréscimos. Mesmo assim, os catarinenses mantiveram a vantagem até o intervalo.

No segundo tempo, o Vasco pressionou em busca do empate. No entanto, os cruzmaltinos sofriam para passar pela marcação do Criciúma.

Com o passar do tempo, os cariocas sentiram a tensão pelo resultado e pouco produziam. O Criciúma era mais organizado em campo e quase ampliou aos 19 minutos, em jogada semelhante ao gol. Desta vez, Hygor parou em grande defesa de Thiago Rodrigues. Depois, o atacante foi lançado, passou pelo goleiro, mas mandou na rede pelo lado de fora.

Quando o Criciúma era melhor, o Vasco conseguiu chegar ao empate aos 28 minutos. Nenê aproveitou cruzamento, cabeceou, a bola desviou na zaga e foi para o gol. O goleiro Gustavo ainda tentou tirar a bola, mas já era tarde.

A partir dai, o jogo ficou aberto. O Criciúma se lançou ao ataque pela necessidade da vitória. Com isso, o Vasco teve espaço para os contra-ataques. Os catarinenses quase marcaram aos 38 minutos, com Caio Dantas. Só que a resposta dos cruzmaltinos veio em grande estilo, aos 40. Gabriel Pec cruzou para Fábio Gomes cabecear para a rede.

Nos minutos finais, o Criciúma pressionou em busca do empate. Desta vez, o Vasco se fechou e conseguiu manter a vitória em São Januário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.