Copa do Brasil

Flamengo e Athletico-PR decidem vaga nas semifinais

Após 0 x 0 no Rio, times voltam a duelar em Curitiba.

Gazetapress

Atacante Gabigol em treino do Flamengo antes do embarque para Curitiba
Atacante Gabigol em treino do Flamengo antes do embarque para Curitiba (Marcelo Cortes / Flamengo)

CURITIBA - Esta quarta-feira será dia de decisão para Flamengo e Athletico Paranaense na Copa do Brasil. Os rubro-negros vão se enfrentar na Arena da Baixada, em Curitiba, pelo jogo da volta das quartas de final do mata-mata. A partida que decidirá uma vaga nas semifinais está marcada para às 21h30, no horário de Brasília, desta quarta-feira (17). 

No confronto de ida, no Maracanã, os dois rivais empataram sem gols, o que os deixa em pé de igualdade para a decisão desta quarta. Se permanecer o empate após o tempo normal, o semifinalista sairá na disputa de pênaltis.

No último domingo, os dois times se enfrentaram pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro. Os técnicos Dorival Júnior e Luiz Felipe Scolari pouparam a maioria dos titulares e mandaram a campo uma formação alternativa. No duelo de reservas, o Flamengo levou a melhor e impôs uma sonora goleada por 5 a 0, a maior da história do confronto.

Se o placar elástico pode afetar o psicológico dos jogadores do Furacão, o fator casa, por outro lado, será certamente um grande trunfo. Isto porque embora o Flamengo leve ligeira vantagem no retrospecto dos duelos oficiais, em Curitiba o Athletico reina. Em 37 jogos no Paraná, são 19 vitórias contra apenas quatro dos cariocas. Nos últimos quatro jogos na Arena da Baixada, são duas vitórias do Athletico e dois empates.

Mais um encontro 

Este será o quarto ano consecutivo que as duas equipes se encontram na competição. Em 2019, também nas quartas de final, o Flamengo perdeu a disputa nos pênaltis, no Maracanã. No ano seguinte, a equipe carioca eliminou a paranaense nas oitavas com duas vitórias. Já em 2021, o encontro foi nas semifinais e o Athletico levou a melhor com uma expressiva vitória por 3 a 0 em pleno Maraca após empate na Arena da Baixada.

Para buscar a vaga na Arena, Dorival tem alguns desfalques. O volante Thiago Maia está suspenso pelo terceiro amarelo e dará lugar a Arturo Vidal. Na zaga, David Luiz também ficará de fora por ter sido expulso no jogo de ida. Fabrício Bruno é o mais cotado para assumir a posição. Fora de combate, o goleiro Diego Alves, o zagueiro Rodrigo Caio e o atacante Bruno Henrique ficaram no Rio de Janeiro.

Do outro lado, Felipão não pode escalar o lateral-direito Orejuela, o atacante Vitor Roque e o volante Alex Santana. Os dois primeiros já disputaram esta Copa do Brasil por outros clubes e o seguinte não está inscrito na competição. Além deles, o volante Christian, o meia Marlos e o atacante Marcelo Cirino estão afastados por lesão.

FICHA TÉCNICA

ATHLETICO-PR X FLAMENGO-RJ

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: Quarta-feira, 17 de agosto de 2022
Horário: 21h30 (Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP-Fifa)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP-Fifa) e Neuza Inês Back (SP-Fifa)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP/VAR-Fifa)

ATHLETICO-PR

Bento, Khellven, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Abner; Hugo Moura, Fernandinho e Terans; Canobbio, Pablo e Cuello
Técnico: Luiz Felipe Scolari

FLAMENGO

Santos, Rodinei, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luis; João Gomes, Arturo Vida) e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Pedro e Gabigol
Técnico: Dorival Jr.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.