Paralimpíada

Itália leva o ouro no ciclismo, e Zanardi iguala marca de Londres

A Itália ocupa a 10ª colocação, com oito ouros, 13 pratas e 11 bronzes.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Ex-piloto da F1 levou o ouro no revezamento por equipes, chegando à terceira medalha no Rio.
Ex-piloto da F1 levou o ouro no revezamento por equipes, chegando à terceira medalha no Rio. (Foto: Divulgação/CPI)

SÃO PAULO - O ex-piloto de Fórmula 1 Alex Zanardi conquistou mais uma medalha nos Jogos Paralímpicos do Rio nesta sexta-feira. Desta vez, com a equipe da Itália no revezamento por equipes do ciclismo de estrada classe H2-5 (para atletas com capacidade de movimento limitada nas pernas).

Os italianos, que além de Zanardi competiram com Vittorio Podesta e Luca Mazzone, terminaram a prova em 32s34, seguidos pela equipe dos Estados Unidos (33s21) e pela Bélgica (34s02).

Com a medalha, Alex Zanardi igualou a sua participação nos Jogos Paralímpicos de Londres, com dois ouros e uma prata no Rio de Janeiro. Além do revezamento, o italiano subiu ao pódio na liderança daprova de contrarrelógio e na segunda colocação da prova de estrada.

Sendo assim, o ex-piloto levou medalha em todas as competições que fez nos Jogos do Rio. No quadro geral, a Itália ocupa a 10ª colocação, com oito ouros, 13 pratas e 11 bronzes.

Aos 49 anos, o italiano foi um expoente da antiga CART, similar à atual Fórmula Indy, além de correr também na categoria mais nobre do automobilismo, a Fórmula 1. Em 2001, Zanardi sofreu um terrível acidente durante uma prova disputada no Circuito Oval de Lausitz, na Alemanha, e precisou amputar suas duas pernas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.