RIO DE JANEIRO - A noite desta terça-feira não foi boa para o salto em distância feminino brasileiro. As duas representantes do País na modalidade não tiveram bons desempenhos e ficaram pelo caminho na fase classificatória. Keila Costa, principal nome entre as mulheres do Brasil, decepcionou e amargou a 38ª posição geral, a última entre todas as atletas.
No grupo A das classificatórias, Keila Costa começou saltando 5,86m, que seria sua melhor marca. Nos dois saltos restantes, a brasileira anotou 5,73m e 5,79m, resultados insuficientes para garantir a classificação para a final.
Eliane Martins, a outra brasileira na disputa do salto em distância, também não conseguiu a vaga para a próxima fase. No grupo B das classificatórias, a atleta começou saltando 6,33m. No segundo salto, Eliane marcou 6,24m, mas se machucou na aterrissagem e teve de ser retirada na cadeira de rodas. Depois do susto, ela voltou para o terceiro salto, mas a marca de 6,30m não foi suficiente.
A sérvia Ivana Spanovic se classificou na primeira posição geral, com a marca de 6,87m, e chega para a final como favorita à medalha de ouro. A alemã Malaika Mihambo (6,82m) foi a segunda e a norte-americana Brittney Reese (6,78) foi a terceira. Completam a lista de finalistas a estoniana Ksenija Balta, a norte-americana Tianna Bartoletta, a nigeriana Esse Brume, as britânicas Lorraine Ugen e Jazmin Sawyers, a russa Darya Klishina, a australiana Brooke Stratton, a ucraniana Maryna Bekh e alemã Sosthene Moguenara.
Brasileiros não avançam nos 110m com barreiras
Os brasileiros também não foram bem na prova dos 110m com barreiras. Nas semifinais, João Vitor de Oliveira e Eder Antonio Souza não conseguiram se classificar. O primeiro correu na segunda série eliminatória e, com o tempo de 13s85, foi o último de sua bateria. Na classificação geral, ficou na 22ª posição.
Já Eder Antonio Souza, que correu na terceira bateria, acabou desclassificado e não teve seu tempo (25s56) computado. O atleta cometeu duas faltas ao se atrapalhar no salto das barreiras e foi eliminado.
Mahau Suguimati cai nas semifinais dos 400m com barreiras
O brasileiro Mahau Suguimati fez o tempo de 49s77 nos 400m com barreiras e não se classificou para a final da prova. Competindo na segunda bateria das semifinais, o corredor ficou na oitava posição. Na classificação geral, Suguimati foi o 22º colocado.
Apesar da eliminação na semifnal dos 400m com barreiras, Mahau Suguimati demonstrou bom humor. “Pelo menos eu senti que até a sétima barreira estava em primeiro, porque não dava para olhar para ninguém. Foi gostoso de correr na raia 8”, disse ao Sportv.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.