Rio 2016

Brasil empata com a África do Sul, mas garante liderança

Nas quartas de final da Olimpíada, a equipe brasileira enfrentará a Austrália.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
O Brasil não conseguiu furar o bloqueio da África do Sul, mas confirmou o primeiro lugar de seu grupo na Olimpíada.
O Brasil não conseguiu furar o bloqueio da África do Sul, mas confirmou o primeiro lugar de seu grupo na Olimpíada. (Divulgação / Fifa)

MANAUS - A Seleção Brasileira de futebol feminino teve seu primeiro empate nas Olimpíadas. Com um time misto por já ter garantido a classificação, o Brasil parou na barreira defensiva imposta pela África do Sul, na Arena da Amazônia, e ficou no 0 a 0, no último jogo válido pelo Grupo E do torneio.

Mesmo com o resultado, a Seleção Brasileira garantiu o primeiro lugar do Grupo E das Olimpíadas, com sete pontos na tabela.

Com isso, o Brasil terá como adversário nas quartas de final a Austrália, em jogo a ser realizado na próxima sexta-feira, às 22h (de Brasília), no Mineirão.

O jogo

Mesmo com o time misto, o Brasil começou a partida tomando conta das ações ofensivas. No entanto, a primeira chance clara de gol foi da África do Sul. Aos oito minutos, Malherbe deu bom lançamento para Kgatlana, que ficou cara a cara com a goleira Aline e finalizou. A arqueira brasileira, no entanto, se posicionou bem e fez a defesa.

A Seleção Brasileira respondeu na mesma moeda, aos 14. Raquel recebeu lançamento em profundidade e ficou cara a cara com a goleira Barker. A meia tentou o drible, mas a arqueira sul-africana se recuperou e conseguiu fazer o desarme.

O Brasil dominou praticamente todo o restante da primeira etapa. Porém, a melhor chance aconteceu aos 38 minutos. Debinha carregou a bola pela direita, bateu da entrada da área e carimbou a trave direita de Barker. Apesar da grande oportunidade, o gol brasileiro não saiu e a partida foi para o intervalo em 0 a 0.

A Seleção Brasileira seguiu muito melhor na segunda etapa. Porém, pecava nas finalizações, mandando muitas delas longe do gol. Com isso, a primeira boa chance foi novamente das sul-africanas. Aos 25 minutos, Kgatlana chutou procurando o ângulo e obrigou a goleira Aline a se esticar para defender.

O Brasil respondeu logo em seguida. Marta cobrou escanteio para a área, aos 31, e Érika apareceu para cabecear com perigo para fora.

A chance de ouro, no entanto, veio aos 37. Fabiana recebeu lançamento na grande área completamente livre de marcação e chutou de primeira. A finalização, no entanto, foi em cima da goleira Barker, que defendeu.

Ainda deu tempo para uma última chance. Aos 43, Raquel recebeu nas costas da marcação e tentou tocar por cima de Barker. A goleira, no entanto, deu um tapinha, e garantiu o empate em 0 a 0

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.