Rio 2016

Érika Miranda perde para tricampeã mundial e fica sem medalha

A judoca brasileira terminou em quinto lugar na Olimpíada do Rio.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
(Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ)

RIO DE JANEIRO - A judoca Érika Miranda, que atua na categoria até 52kg (meio-leve), encarou a japonesa Misato Nakamura na disputa pelo terceiro lugar. Quem levou a melhor foi a asiática, que garantiu a medalha de bronze. Já a brasileira terminou em quinto lugar.

A judoca brasileira não teve vida fácil contra a tricampeã mundial e bronze em Pequim 2008. Faltando pouco mais de três minutos para o fim do confronto, a japonesa levou um shido (punição), e Miranda ficou em vantagem. Porém, a judoca da casa também foi punida e a disputa ficou novamente empatada.

Faltando 30 segundos para o final, Érika encaixou um bom golpe, mas o árbitro parou a luta. Com o empate no placar, a decisão foi para o golden score. A asiática aplicou um yuko e garantiu a vitória.

Neste domingo, Miranda deu adeus a chance do ouro após ser derrotada pela chinesa Yingnan Ma nas quartas de final. Na repescagem, a brasileira esteve a segundos de deixar os Jogos Olímpicos, mas conseguiu um ippon no final do confronto e garantiu vaga a disputa do bronze.

Nos últimos três anos, a judoca conquistou medalhas em todos os campeonatos mundiais, somando uma prata e dois bronzes. A judoca também subiu ao pódio nos últimos Pan-Americanos, levando a prata no Rio 2007 e em Guadalajara 2011, e o ouro em Toronto 2015.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.