Rio 2016

Bellucci conta com desistência de alemão para avançar

Tenista brasileiro começou mal a duelo deste domingo.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
(Reprodução/Rio2016.com)

RIO DE JANEIRO - Neste domingo, Thomaz Bellucci, melhor tenista brasileiro da atualidade e 55º do ranking mundial, fez sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Diante do alemão Dustin Brown, 86º do mundo, o tenista da casa perdeu o primeiro set por 6/4 e empatava o segundo em 4/4, até o europeu sofrer uma torção no pé esquerdo e abandonar o confronto, encerrado em 4/6 e 5/4, fato que fez com que Bellucci garantisse vaga na próxima fase.

O paulista não começou bem a partida. Logo nos dois primeiros games de saque, Brown conseguiu duas quebras, abrindo 3 a 0. Na sequência, Thomaz devolveu um dos breaks e diminuiu a vantagem do alemão. No nono game de partida, Bellucci sacava para se manter no set e teve que salvar dois set points. Apesar de manter serviço, o brasileiro não conseguiu impedir que Dustin confirmasse seu saque e fechasse em 6/4.

Na segunda parcial, Bellucci chegou ao break no quarto game, abrindo 3 a 1. Porém, Brown tratou de tirar a diferença e igualou o marcador na sequência. Protagonizando belos pontos e pedindo o apoio da torcida, que estava a favor de Thomaz, o alemão mais uma vez complicava a vida do tenista da casa.

Quando o set marcada 4 a 4 e o brasileiro sacava em 40/15, Brown sofreu uma torção no pé esquerdo e foi ao chão. O alemão chorava e se contorcia de dor, e recebeu atendimento médico. Mesmo sentindo, o tenista tentou retornar a partida e chegou a disputar três pontos, todos vencidos por Thomaz, até optar por abandonar o confronto, saindo muito aplaudido.

Na próxima rodada, Bellucci enfrenta o vencedor do confronto entre o uruguaio Pablo Cuevas (21º) e o georgiano Nikoloz Basilashvili (109º). Vale lembrar que os tenistas já haviam se enfrentado em julho. No ATP 250 de Gstaad, disputado na Suíça, Brown eliminou o brasileiro logo na estreia, acabando com o sonho do tricampeonato de Bellucci.

Rogerinho também avança

Outro representante brasileiro da chave de simples masculina, Rogerio Dutra Silva também estreou com vitória nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O tenista da casa, 94º do ranking mundial, venceu o italiano Thomas Fabbiano, 113º da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-4) e 6/1.

Logo no primeiro game de serviço, Rogerinho quebrou o serviço do italiano e abriu 2 a 0. Porém, Fabbiano devolveu o break no sexto game. Com a igualdade no placar, a parcial se encaminhou ao tie-break. Após sair perdendo por 3 a 0, o brasileiro reagiu e fechou em 7-4.

O segundo set foi ainda mais tranquilo para o tenista nacional. Com quebras no quarto e sexto games, Rogerinho fechou a partida sem dificuldades, garantindo a classificação à próxima fase.

Agora, Rogerinho se prepara para enfrentar o francês Gael Monfils (11º), que derrotou o canadense Vasek Pospisil (100º).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.