SÃO PAULO - Podendo convocar apenas 18 jogadores para a disputa dos Jogos Olímpicos Rio 2016, ter atletas que desempenham mais de uma função é essencial para ganhar opções dentro do grupo. Na Seleção Brasileira, o meio-campista Renato Augusto exercerá esse papel e aposta em sua experiência para ganhar uma vaga entre os titulares escalados pelo técnico Rogério Micale.
“Por eu fazer muitas funções, (a posição que for escalado) para mim não muda. Se eu tiver oportunidade de jogar com o Rafinha, posso ir mais à frente. Se for com o Felipe Anderson, que é mais agudo, eu teria que ficar atrás um pouco mais. Não tenho preferência, varia com o que o jogo pede no momento. Meu trabalho não é ajudar só em campo, mas fora poder juntar o grupo”, disse o jogador.
O treinador Rogério Micale já indicou que usará um trio de atacantes na estreia brasileira nos Jogos, nesta quinta, contra a África do Sul. Com Gabigol, Gabriel Jesus e Neymar à frente, além de Felipe Anderson municiando os goleadores, Renato Augusto sabe que o meio de campo precisará cadenciar a bola e sua experiência pode ser importante nesta função.
“Tento dar mais cadência por essa velocidade da equipe. O trio de ataque é muito agudo, são jogadores que vão para cima. Procuro conversar para ficarmos mais com a bola, não ter esse bate e volta. Vou fazer de tudo para que possa dar certo”.
Apesar de reconhecer que sua versatilidade pode ter ajudado a ganhar espaço na Seleção Brasileira, Renato Augusto se mostrou contrário ao regulamento dos Jogos, que preveem apenas 18 atletas por país.
“Sou a favor de ter mais jogadores, o treinador tem que ter mais opções. É uma situação complicada. Estarei à disposição onde ele precisar, mais à frente, mais atrás, sei fazer a maioria das funções de meio e até mesmo na frente”, concluiu.
Nesta quinta-feira, a Seleção Brasileira olímpica faz sua estreia nos Jogos Olímpicos contra a África do Sul, às 16h (de Brasília), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A caminhada pelo ouro inédito segue no dia 7 de agosto, às 22h (de Brasília), contra o Iraque, e a última partida da primeira fase será três dias depois, contra a Dinamarca, na Fonte Nova, em Salvador, às 22h (de Brasília).
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.