RÚSSIA - Apesar da apelação dos russos quanto à suspensão dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) se manteve irredutível. Nesta quinta-feira, a entidade anunciou que indeferiu o pedido do Comitê Olímpico Russo e de 68 atletas que pediam punições individuais nos casos do escândalo de doping, e os mesmos seguirão fora da maior competição do esporte mundial.
“O júri da Corte Arbitral do Esporte confirma a decisão da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) como válida, segundo a qual os atletas e a Federação Russa da modalidade ficam suspensos e não podem ser selecionados para as competições sob a organização da entidade”, declarou o CAS, em nota oficial.
Sebastian Coe, presidente da Iaaf, agradeceu, publicamente, o CAS pelo anúncio feito na manhã desta quinta. “Enquanto apreciamos que nossas regras e nosso poder para cumpri-las estão sendo apoiadas, não é um dia bom para declarações triunfantes”, afirmou o britânico, que acredita também que a decisão final igualou o campo de competições entre os atletas.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, lamentou a sentença final da Corte Arbitral do Esporte. Vitaly Mutko, Ministro dos Esportes, declarou que “a resolução é tendenciosa, um pouco politizada e não possui bases legais para ser aplicada”. Em seu Twitter, o russo ainda defendeu uma dissolução no comando da Iaaf.
A russa Yelena Isinbayeva, que havia sido confirmada pelo atletismo russo nos Jogos Olímpicos, antes da decisão final do CAS, também se manifestou. “É o funeral do atletismo”, afirmou a bicampeã olímpica no salto com vara.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.