Após 92 anos

Brasil convoca Seleções de Rúgbi para volta aos Jogos Olímpicos

O esporte volta ao principal evento do mundo depois de 92 anos de intervalo.

André Sender/Gazeta Esportivas

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
(Foto: Divulgação/CBRu)

SÃO PAULO - Os jogadores que defenderão a Seleção Brasileira de Rúgbi nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 foram conhecidos na tarde desta sexta-feira, em São Paulo: 12 atletas masculinos e 12 femininos representarão o País na volta do esporte ao principal evento do mundo depois de 92 anos de intervalo.

Na Cidade Maravilhosa, a modalidade será disputada na versão com sete jogadores para cada lado. O modo mais tradicional conta com 15 atletas defendendo cada equipe. Os 12 times foram divididos em três grupos de quatro. Os dois melhores de cada chave, além dos dois melhores terceiros, avançam às quartas de final.

No feminino, em que há chances de classificação, a Seleção está no Grupo C, com Canadá, Grã-Bretanha e Japão. No A, jogam Austrália, Estados Unidos, Fiji e Colômbia. No B, Nova Zelândia, França, Espanha e Quênia. O time nacional começa sua campanha em 6 de agosto, contra a Grã-Bretanha.

“Será difícil contra Canadá e Grã-Bretanha, são duas das melhores equipes do mundo. Contra o Japão podemos ganhar, mas nem isso garante a classificação. Depende do que acontecer nos outros grupos”, explicou o técnico da equipe feminina, o neozelandês Chris Neill.

Na última temporada, o Brasil encerrou o Circuito Mundial na décima colocação, um posto à frente do Japão. O Canadá foi o terceiro, logo à frente da Inglaterra, base da seleção que a Grã-Bretanha terá no Rio. Quênia e Colômbia, presentes nas outras chaves das Olimpíadas, foram os lanternas.

No torneio masculino, as pretensões do Brasil são mais modestas. O time nunca ganhou uma partida no Circuito Mundial, em que joga como convidado, e tem uma chave complicada. A Seleção está no Grupo A, ao lado de Estados Unidos, Argentina e Fiji. No B, estão África do Sul, França, Austrália e Espanha. No C, Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Quênia e Japão. A estreia da equipe nacional é em 9 de agosto contra Fiji.

“Fiji não tem o que falar, é o time mais forte do Circuito Mundial. Estados Unidos e Argentina estão em quarto e quinto no ranking. Para nós é um desafio muito grande “, explicou o treinador do time masculino, o argentino Andrés Romagnoli. “Só temos a ganhar com a experiência e aproveitar a chance de disputar as Olimpíadas”, completou.

Veja a convocação completa da Seleção Brasileira de Rúgbi.

Feminino

Paula Ishibashi (capitã)

Amanda Araújo

Beatriz Futuro

Claudia Teles

Edna Santini

Haline Scatrut

Isadora Cerullo

Júlia Sardá

Juliana Esteves

Luiza Campos

Raquel Kochhann

Tais Balconi

Masculino

Lucas Duque (capitão)

André Silva

Arthur Bergo

Daniel Sancery

Felipe Sancery

Felipe Silva

Gustavo Albuquerq

Juliano Fiori

Laurent Bourda-Couhet

Martin Schaefer

Moisés Duque

Stefano Giantorno

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.