RIo 2016

Etiene Medeiros é flagrada em exame antidoping

A infração teria acontecido por conta de um medicamento para asma.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Ouro no Pan, Etiene Medeiros pode ficar de fora das Olimpíadas no Rio de Janeiro.
Ouro no Pan, Etiene Medeiros pode ficar de fora das Olimpíadas no Rio de Janeiro. (Satiro Sodré / SS Press)

SÃO PAULO - A nadadora Etiene Medeiros corre risco de ficar de fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A atleta foi flagrada em exame antidoping, no último dia 8 de maio, e após pedir a contraprova acabou se confirmando o uso de uma substância proibida. A infração teria acontecido por conta de um medicamento para asma. O controle é de responsabilidade da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

Em contato com o advogado da atleta, Marcelo Franklin, a reportagem foi informada de que ele só irá se pronunciar após receber a notificação oficial.

Etiene estava com a Seleção Brasileira na Europa onde os atletas se preparam para as Olimpíadas do Rio de Janeiro competindo no Circuito Mare Nostrum. Após a etapa da França, a nadadora não entrou na água em Barcelona para competir os 50m e 100m livre, além dos 50m e 100m costas e os 100m borboleta.

Aos 25 anos, a atleta sofreu para conseguir o índice olímpico. No Aberto de Palhoça ela acabou falhando e ficando sem o tempo necessário para competir nas Olimpíadas a prova que é sua especialidade: os 100m costas. A classificação para o Rio 2016 só aconteceu mais tarde, no Troféu Maria Lenk, quando cravou 1min00s00 na fase eliminatória e, posteriormente, conquistou o ouro ao bater com 1min00s11.

Etiene também se destacou por ter se tornado a primeira nadadora brasileira a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. O feito histórico aconteceu no ano passado, quando foi a mais rápida nos 100m costas em Toronto, com o tempo de 59s61. A marca também acabou tornando Etiene a recordista sul-americana. No mesmo ano, durante o Mundial de Kazan, a atleta também garantiu excelentes resultados, chegando ao pódio e faturando a medalha de prata nos 50m costas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.