Campeonato Brasileiro

Sport vence clássico contra o Santa Cruz e se recupera

O Leão conquistou a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
O Sport venceu pela primeira vez no Brasileirão e encerrou a série invicta do rival Santa Cruz.
O Sport venceu pela primeira vez no Brasileirão e encerrou a série invicta do rival Santa Cruz. (Antonio Melcop / Santa Cruz FC)

RECIFE - O Sport finalmente desencantou no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, o Leão venceu o Clássico das Multidões contra o Santa Cruz por 1 a 0 no estádio do Arruda, em Recife, e conseguiu o primeiro triunfo após cinco rodadas de campeonato. Além disso, a equipe acabou com um jejum de mais de um mês sem vitórias.

Edmílson marcou seu primeiro gol pelo Leão e deu a vitória à equipe, que foi amplamente superior durante toda a partida e teve inúmeras chances de aumentar a vantagem. Já o Santa Cruz, sensação das primeiras rodadas, mostrou uma fraquíssima apresentação e não conseguiu sequer assustar o gol adversário.

A vitória dá ao Sport um desafogo nas últimas colocações, e leva a equipe aos quatro pontos. O time de Oswaldo de Oliveira volta a entrar em ação no domingo, contra o Atlético-MG, na Ilha do Retiro. O Tricolor, que se manteve com oito pontos, visitará o Atlético-PR, na Arena da Baixada, no sábado.

Vivendo momentos distintos, Santa Cruz e Sport fizeram um primeiro tempo movimentado. Precisando de uma vitória para afastar a má fase, o Sport começou melhor. Com a mesma equipe que foi derrotada pelo Corinthians no domingo, o time de Oswaldo de Oliveira mostrava domínio das ações, controlava a posse de bola e levava mais perigo ao gol adversário.

O bom início da equipe visitante foi coroado aos oito minutos. Em sua segunda partida com a camisa rubro-negro, o centroavante Edmílson recebeu grande passe de Diego Souza por entre os zagueiros do Santa, driblou o goleiro Tiago Cardoso e empurrou para o gol livre.

Estagnado, o Santa Cruz assistia à pressão do rival em sua própria casa. Aos 23 minutos, Diego Souza descolou mais um bom passe, desta vez para Everton Felipe, que bateu cruzado, mas o zagueiro Alemão apareceu para cortar e salvar o Tricolor.

Três minutos depois, o Sport teve uma chance de ouro para aumentar a vantagem. Serginho deu uma arrancada fulminante do meio do campo e apareceu livre de frente para Tiago Cardoso, mas acabou se enrolando no momento de concluir a jogada e acabou chutando em cima do goleiro rival.

Insatisfeito com o péssimo desempenho do Santa Cruz, o técnico Milton Mendes decidiu promover uma troca ainda na primeira etapa: saiu Wallyson, que estava muito mal na partida, e entrou Lelê.

O meio-campista melhorou a articulação da equipe no ataque, mas as dificuldades persistiam, e o Sport continuava em cima. Aos 16 minutos, Diego Souza aproveitou falha bisonha do zagueiro Alemão e saiu de frente para o gol, mas bateu de esquerda, pegou mal e desperdiçou a chance de fazer 2 a 0.

O lance foi a gota d’água para Milton Mendes sacar Alemão, que fazia uma péssima partida. Nervoso em campo, o Santa Cruz perdeu o lateral Roberto, expulso aos 26 minutos por agredir Samuel Xavier.

O Tricolor não tinha mais forças para reagir, e o Sport continuava pressionando. Aos 31 minutos, Gabriel Xavier recebeu de Diego Souza após contra-ataque e acertou a trave de Tiago Cardoso. O goleiro salvou o Santa Cruz nos minutos finais, defendendo tentativas de Edmílson, Matheus Ferraz e Everton Felipe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.