RIO DE JANEIRO - Na manhã desta quinta-feira, foram sorteados os grupos do futebol feminino dos Jogos Olímpicos de 2016 e o Brasil ficou em um grupo que demanda cuidado na competição, ao lado de Suécia, China e África do Sul.
O Brasil será cabeça de chave do grupo E e precisará de cautela: a China eliminou a tradicional seleção japonesa no classificatório para as Olimpíadas, enquanto a Suécia tem grande tradição no esporte, com uma das ligas nacionais mais fortes da Europa e do mundo, lar da craque brasileira Marta. Correndo por fora, a seleção sul-africana foi a melhor classificada do continente.
Aline Pellegrino, capitã da primeira medalha olímpica do futebol brasileiro, a prata em Atenas, 2004, foi uma das quatro celebridades que sortearam as seleções e falou na saída do evento. “As meninas tinham uma preocupação maior com a França, já com a Suécia a equipe dá uma respirada. Até pela presença da Marta, as suecas respeitam muito nossa seleção, então é jogar com calma e encaminhar o primeiro lugar”, declarou.
“O Brasil jogou várias partidas com a China nos últimos tempos, então a comissão técnica tem bastante material para analisar e trabalhar. O nervosismo vai bater por ser a estreia, mas acho importante para o futebol feminino voltar a ser medalhista nos Jogos Olímpicos”, completou. Nas Olimpíadas de 2012, em Londres, a Seleção Brasileira foi eliminada pelo Japão nas quartas de final.
A partida de estreia da Seleção Brasileira será no dia três de agosto, às 16h, no Estádio João Havelange, no Rio de Janeiro, contra a China. O confronto contra a Suécia será o segundo, no dia seis de agosto, também no Engenhão. A equipe encerra a fase de grupos da competição contra a África do Sul, em Manaus, no dia nove.
Atuais campeãs olímpicas e do mundo, a seleção dos Estados Unidos também não terá vida fácil no grupo G. A França vem despontando como nova força europeia na modalidade e fez jogo duro contra a Alemanha nas quartas de final do Mundial de 2015, sendo derrotadas apenas nas penalidades, enquanto a Colômbia foi a revelação do campeonato, sendo eliminada pelas campeãs estadunidenses nas oitavas de final.
Equipe responsável por eliminar o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2015, a Austrália vem no grupo F com a bicampeã mundial e três vezes medalha de bronze nos Jogos Olímpicos, Alemanha, e o Canadá, medalhista de bronze dos Jogos de Londres. A combalida seleção do Zimbábue completa o grupo.
Confira os grupos do futebol feminino:
Grupo E: Brasil, Suécia, China e África do Sul
Grupo F: Alemanha, Austrália, Canadá e Zimbábue
Grupo G: Estados Unidos, França, Nova Zelândia e Colômbia
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.