Série A

Para alterar o foco, Doriva estreia pelo Tricolor contra o Fluminense

São Paulo e Fluminense se enfrentam às 22h no Maracanã.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
Sem rodízio e improviso, Doriva estreia como técnico do Tricolor para isolar extracampo.
Sem rodízio e improviso, Doriva estreia como técnico do Tricolor para isolar extracampo. (Erico Leonan/São Paulo)

RIO DE JANEIRO - Na retomada do Campeonato Brasileiro, após a parada para os jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, o São Paulo chega a 30ª rodada com a missão de somar pontos para se manter firme na briga pelo G4. No entanto, as implicações de uma eventual vitória no Maracanã, diante do Fluminense, ultrapassam as quatro linhas. Frente à crise política do Tricolor paulista, que parece ter contornos finais na proclamada renúncia do presidente Aidar, um bom resultado fora de casa pode amenizar a situação na estreia de Doriva.

Com pouco tempo para trabalhar desde que chegou ao clube, apresentado na quinta-feira da última semana como sucessor de Juan Carlos Osorio, Doriva manteve a base que vinha sendo utilizada pelo colombiano, mas aboliu alguns protocolos do antecessor, como o rodízio de jogadores e a improvisação de funções dentro de campo. Se for mantida a escalação que trabalhou durante os últimos dias no CCT da Barra Funda, o São Paulo deve ir a campo com Ceni; Bruno, Breno, Luiz Eduardo e Matheus Reis; Hudson e Thiago Mendes; Pato, Paulo Henrique Ganso e Rogério; Luis Fabiano.

Com Breno, que aniversariou na terça-feira, como titular da linha de zaga, Doriva até chegou a recolocar Carlinhos na lateral esquerda, mas o camisa 6 sentiu um estiramento e será novamente desfalque. Junto a ele, Michel Bastos, que voltou a correr na última segunda-feira, também ficará em São Paulo para intensificar a transição para o campo, já que está em fase final de recuperação de lesão na coxa esquerda. À exemplo de Breno, Luis Fabiano volta ao time titular depois de três partidas, recuperado de dores na costela.

O atacante Alan Kardec, que voltou a ser relacionado para viajar ao Rio de Janeiro depois de ficar seis meses longe dos campos por lesão no joelho, poderá retomar a carreira no gramado que o consagrou pela primeira vez. Foi lá o primeiro gol do atacante como profissional, vestindo ainda a camisa do Vasco. “É um adversário difícil, uma equipe de qualidade. Alternaram momentos de instabilidade, mas é um time que está lutando na parte de cima. Temos um comandante passando muita confiança e motivação e é um jogo importantíssimo para buscarmos pontos”, falou.

Já o time carioca, na 12ª colocação, com 37 pontos, busca se recuperar da recente derrota para o Santos, na última rodada, e somar pontos na tentativa de se afastar da briga contra o rebaixamento. Dividindo atenções entre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, assim como o Tricolor paulista, o carioca tenta engatar sob o comando de Eduardo Baptista, que já acumula 25 dias de trabalhos nas Laranjeiras.

Tentando não ter o ambiente estremecido após a passagem questionável de Ronaldinho Gaúcho pelo clube, o Fluminense preferiu tirar o foco da crise política que vive o São Paulo como um fator que possa trazer benefícios. “Acreditamos que o São Paulo conta com jogadores experientes, como o Ceni, e que não vão deixar os problemas políticos interferirem na campanha do time. Com certeza serão adversários fortes e precisamos estar preparados”, disse Gustavo Scarpa.

Abrindo mão de comentar o impacto que os bastidores podem trazer ao adversário, Diego Cavalieri reiterou a necessidade de o Fluminense aproveitar a força da torcida. “Precisamos de um grande desempenho em casa nesta reta final e isso passa, necessariamente, por um bom resultado contra o São Paulo. Vamos precisar tirar proveito do fator campo e nos impor para não sermos surpreendidos”, declarou.

Para o confronto contra o Tricolor paulista, Eduardo Baptista contará com um time bem reforçado em comparação àquele que enfrentou o Santos na Vila Belmiro. Após cumprirem suspensão, Cícero, Gustavo Scarpa e Fred voltam ao time, assim como Breno Lopes, lateral esquerdo que se recuperou de uma fratura no nariz. Na direita, Wellington Silva segue de fora, com problemas musculares, e dará lugar a Higor Leite, que atuará improvisado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.