RECIFE - O Sport voltou a vencer no Campeonato Brasileiro após três rodadas. Na noite deste domingo, o Leão bateu a Chapecoense por 3 a 0 na Ilha do Retiro e voltou a sonhar com o G4. Com 40 pontos, o time de Recife está a apenas cinco do Palmeiras, quarto colocado.
Do outro lado, a Chape se complica de vez na parte de baixo da tabela do campeonato. A derrota mantém o Verdão do Oeste em 17º, com 31 pontos. Além disso, o time alviver4de chegou ao nono jogo consecutivo sem triunfos na Série A do Brasileiro.
A equipe catarinense teve amplo domínio no primeiro tempo, criando as melhores chances, mas não aproveitando-as. Na primeira e única finalização do Sport nos primeiros 45 minutos, Diego Souza tratou de colocar os rubro-negros na frente. Depois, restou à equipe de Falcão administrar o placar e contar com uma infelicidade do lateral Apodi, que marcou contra, e com uma jogada individual de Régis, a seis minutos do fim, para fechar a vitória.
Na próxima rodada, o Leão terá páreo duro diante do Internacional, no Beira-Rio, no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília). Já a Chape concentra suas forças no jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana, na quarta-feira, contra o Libertad-PAR, na Arena Condá. Um simples empate sem gols garante o Verdão do Oeste na próxima fase da competição. Pelo Brasileiro, a equipe alviverde pega o Palmeiras, no próximo domingo, às 18h30, novamente na Arena Condá.
O jogo
Ambas equipes entraram em campo vivendo uma crise. O Sport, de postulante a uma vaga na Libertadores no início do campeonato passou a se preocupar com a parte debaixo da tabela. Já a Chape sequer venceu no segundo turno do Brasileirão, e precisava de um triunfo para deixar a zona da degola.
O time catarinense criou as melhores chances no início da partida. Aos quatro minutos, Ananias cortou para a perna direita e bateu no ângulo, exigindo grande defesa de Danilo Fernandes.
O arqueiro rubro-nergo voltou a salvar o Leão aos 16 minutos. Após bela troca de passes, Bruno Rangel recebeu livre de marcação dentro da área e bateu forte, mas em cima de Danilo Fernandes.
O jargão do futebol diz que quem não faz, toma. E foi o que aconteceu na Ilha do Retiro. Quando os catarinenses jogavam melhor, coube ao craque Diego Souza resolver a parada a favor do Sport. O camisa 87 aproveitou bate-rebate na pequena área após cobrança de escanteio e, de bico, mandou para as redes, na primeira finalização do Leão em todo o primeiro tempo.
Aos seis minutos da etapa final, DS87 teve mais uma grande chance para ampliar o marcador. O meio-campista, que vem atuando como segundo volante, aproveitou cruzamento de Samuel Xavier, testou firme e Danilo segurou.
O técnico da Chapecoense, Guto Ferreira, mexeu na equipe: no comando de ataque, saiu Bruno Rangel, entrou Túlio de Melo. Depois, foi a vez do veterano Cléber Santana entrar no lugar de Bruno Silva. Porém, as alterações não surtiram efeito, e o Sport crescia na partida.
Aos 32 minutos do segundo tempo, Samuel Xavier descolou cruzamento na área, André foi na bola, mas quem mandou para as redes foi o lateral Apodi, contra a própria meta.
Os 2 a 0 no placar desestruturaram de vez o Verdão do Oeste, que não conseguiu mais agredir como na etapa inicial. Aos 39 da etapa final, coube ao meia Régis, que havia substituído Diego Souza minutos antes, fazer boa jogada individual e bater no canto de Danilo, definindo a vitória do Leão na Ilha.
Antes do apito final, Élber ainda teve a chance de transformar a vitória em goleada, porém, Danilo fez grande defesa em chute cruzado e evitou o quarto gol dos mandantes.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.