Maranhão Basquete

Maranhão Basquete supera Santo André em jogo dramático

Com a vitória nesta segunda-feira, o MB chega à terceira colocação.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58
 Foto: Biaman Prado/MB/Divulgação.
Foto: Biaman Prado/MB/Divulgação.

Uma partida emocionante. Assim pode ser considerado o duelo entre Maranhão Basquete e Santo André (SP) na noite desta segunda-feira (13), no Ginásio Castelinho, válido pela quarta semana da Liga de Basquete Feminino (LBF). As duas equipes deram um espetáculo dentro de quadra, mas foram apenas as donas de casa que comemoram no final. Com boas atuações de Iziane (19 pontos e 12 rebotes) e das norte-americanas January (18 pontos) e Roneeka (21 pontos), o MB superou o Santo André por 74 a 69.

Após vencer no primeiro período, o Maranhão Basquete viu as adversárias crescerem na partida. Santo André empatou no fim do segundo quarto e, na terceira parcial, as paulistas passaram à frente. Mas só que o MB tinha Iziane e January. A dupla comandou a reação das donas da casa para confirmar a segunda vitória maranhense na LBF.

 Foto: Biaman Prado/MB/Divulgação.
Foto: Biaman Prado/MB/Divulgação.

Com a vitória, o MB chega à terceira colocação com a mesma pontuação de Ourinhos (SP) e Rio Claro (SP). Agora, o time maranhense se prepara para uma sequência de três jogos fora de casa. O primeiro deles será sábado (18) contra o São José. Já o Santo André volta a quadra no sábado contra Rio Claro.

O Maranhão Basquete é patrocinado por Gatorade e tem o apoio do governo do Estado do Maranhão, do Sistema Mirante, da Academia Estação Saúde, do Hotel Praia Mar, do Hospital São Domingos e da Federação Maranhense de Basquete.

O jogo

 Foto: Biaman Prado/MB/Divulgação.
Foto: Biaman Prado/MB/Divulgação.

Maranhão Basquete e Santo André começaram o duelo desta segunda-feira com um baixo aproveitamento dos arremessos de quadra. E os erros de ambas as partes deixaram o jogo equilibrado. Aos poucos, o MB pôs a mão na forma. Destaque para a lateral Iziane e a pivô sérvia Ines Ajanovic, as mais eficientes ofensivamente. Enquanto a dupla resolvia no ataque, Kelly dominava o garrafão na defesa. E assim, o MB terminou o quarto em vantagem: 21 a 14.

O segundo período começou com ligeira vantagem para o time paulista que reduziu a diferença no placar para apenas um ponto: 21 a 20. No entanto, as norte-americanas Roneeka e January levantaram a torcida maranhense com duas bolas de três seguidas: 27 a 20. No lance seguinte, January marcou mais dois pontos e sofreu falta. Perfeita, a armadora pontuou e o MB abriu dez pontos: 30 a 20 restando pouco mais de seis minutos para o fim do quarto.

No entanto, o time maranhense voltou a cometer muitos erros. Melhor para o Santo André que cresceu na partida e empatou o jogo a um minuto do fim do período: 34 a 34.

Na volta do intervalo, o Santo André voltou disposto a virar a partida, e conseguiu. Na verdade, o time paulista conseguiu abrir cinco pontos na frente pela primeira vez na partida. No entanto, o MB se recuperou na partida. Com uma defesa muito forte sendo empurrada pelos gritos do torcedor, as donas da casas com uma linda bola de três de Roneeka no fim dos 24 segundos: 49 a 46. Em seguida, Iziane puxou contra-ataque para recolocar o MB na frente.

O equilíbrio entre as duas equipes tornou o jogo emocionante. No fim do quarto, o placar mostrava vitória maranhense por 55 a 54.

O último quarto foi dramático. A torcida fazia barulho nas arquibancadas. Em quadra, os dois times disputavam ponto a ponto. A seis minutos do fim, Santo André passou a frente: 60 a 58. A quatro minutos do fim, Roneeka recolocou o MB em vantagem com uma bola de três certeira: 63 a 62.

Restando menos de um minuto para o fim do jogo, Iziane recolocou o MB na frente: 70 a 69. A torcida foi à loucura e o time confirmou a vitória com lances livres de Roneeka. Fim de jogo: Maranhão Basquete 74 x 69 Santo André.

Próximos jogos

Após estas duas partidas em casa, o Maranhão Basquete fará uma sequência de jogos longe de sua torcida. Ao todo, serão três duelos antes de retornar a São Luís. O primeiro deles será já no sábado (18) contra o São José (SP). Em seguida, no dia 20, o MB mede forças com o Americana (SP) e dois dias depois enfrenta o Rio Claro (SP).

O próximo jogo do Maranhão Basquete em casa será somente no dia 24 de janeiro contra o Sport (PE). No dia 26, o MB encerra sua participação no primeiro turno da Liga de Basquete Feminino (LBF) em casa contra o Brasília (DF).

TABELA DO MARANHÃO BASQUETE

TURNO

12/1 – Maranhão 68 x 59 Ourinhos

13/1 – Maranhão x Santo André

18/1 – São José x Maranhão

20/1 – Americana x Maranhão

22/1 – Rio Claro x Maranhão

24/1 – Maranhão x Sport

26/1 – Maranhão x Brasília

RETURNO

1º/2 – Santo André x Maranhão

3/2 – Ourinhos x Maranhão

8/2 – Maranhão x Rio Claro

15/2 – Maranhão x Sport

17/2 – Brasília x Maranhão

23/2 – Maranhão x Americana

27/2 – Maranhão x São José

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.