Série C

Sampaio quebra tabu, bate o Fortaleza e se isola na ponta

Com gols de Célio Codó e Pimentinha, Sampaio vence Fortaleza após 17 anos.

Paulo de Tarso Jr./Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

SÃO LUÍS – “Tabu é feito para ser quebrado”. Para o Sampaio, a hora de quebrar mais um tabu tinha dia e local: neste domingo (11) no Estádio Castelão, em São Luís. Vencer o Fortaleza (CE) pelo Campeonato Brasileiro da Série C não seria uma vitória fácil: 17 anos separavam o time maranhense de um triunfo sobre a equipe cearense. Mas, neste domingo onde se comemorou o Dia dos Pais, o longo tabu caiu para a alegria dos papais tricolores: Sampaio 2 x 1 Fortaleza.

Mesmo desfalcado, o time maranhense aproveitou o fato de estar jogando em casa para vencer mais uma na Série C. A vitória, que foi construída com gols de Célio Codó e de Pimentinha, foi fundamental para o Sampaio permanecer na liderança do Grupo A com três pontos a mais que o segundo colocado. O time maranhense está na ponta da chave com 20 pontos contra 17 do Cuiabá. O Fortaleza, que marcou com Ruan no fim do jogo, é o sexto colocado com 16 pontos.

No próximo domingo (18), o Sampaio volta a campo. Desta vez, o time maranhense vai a Taguatinga enfrentar o Brasiliense (DF) no Estádio Elmo Serejo Farias. Já o Fortaleza (CE) vai em busca da reabilitação contra o Baraúnas (RN) no Estádio Presidente Vargas, na capital cearense.

Codó desencanta

Sampaio e Fortaleza entraram em campo precisando de uma vitória para terminar a rodada na liderança do Grupo A do Campeonato Brasileiro da Série C. O time cearense bem que tentou surpreender os donos da casa nos minutos iniciais. Mas o bom momento do Fortaleza durou muito pouco.

Tão pouco que, aos 11 minutos, Pimentinha arriscou e acertou a defesa cearense. Aos 17, Célio Codó deixou o torcedor tricolor com muita vontade de gritar gol. Pimentinha fez grande jogada e a bola sobrou para Célio Codó que chutou à queima-roupa obrigando o goleiro João Carlos a fazer grande defesa.

O lance animou o Sampaio em campo que se contagiou com o apoio vindo do torcedor das arquibancadas. E o gol tricolor não demorou para acontecer. Aos 28, Eloir cruzou e disse “faz, Célio Codó”. Desta vez, o camisa 9 não perdoou de cabeça: Sampaio1 a 0.

O gol deu ao Sampaio muita tranquilidade para administrar a vitória parcial sobre o Fortaleza no restante da etapa inicial. Aos 41, Pimentinha arriscou e João Carlos fez boa defesa.

Pimentinha garante vitória

Um início a 220 volts. O Sampaio Corrêa começou a etapa final pressionando o Fortaleza em busca do segundo gol. Aos 4 minutos, Arlindo Maracanã chutou de longe e a bola passou perto. No minuto seguinte, Célio Codó parou no goleiro João Carlos. Aos 6, foi a vez Pimentinha desperdiçar grande oportunidade e o placar seguia 1 a 0 para o time maranhense.

O Fortaleza estava acuado e apenas se defendia. Mas, aos 12 minutos, a defesa cearense se descuidou. Deixou Pimentinha sozinho. O atacante recebeu belo lançamento de Eloir, avançou como quis e bateu para alterar o placar: Sampaio 2 a 0.

O Sampaio poderia ampliar o marcador. O time maranhense teve tudo, mas tudo para fazer o terceiro gol. No entanto, sobrou apenas lamentação ao torcedor tricolor. Aos 17 minutos, Pimentinha avançou, driblou toda a defesa do Fortaleza e ficou frente a frente com o goleiro João Carlos. Gol feito? Muito pelo contrário. O atacante mandou, de forma inacreditável, por cima da meta.

No minuto seguinte, quase o Sampaio é castigado pela falta de pontaria de Pimentinha. Jackson Caucaia quase diminuiu o placar. O chute forte explodiu na trave para alívio tricolor.

Em desvantagem no placar, o Fortaleza começou a se arriscar mais ao ataque e a ter mais domínio da bola. Aos 29 minutos, Assisinho invadiu a grande área e quase marca. Rodrigo Ramos saiu bem para fazer grande defesa.

Nos minutos finais, o Fortaleza ainda descontou. De cabeça, Ruan descontou aos 48 minutos, mas a vitória era do Sampaio. Com o triunfo por 2 a 1, o time maranhense é líder isolado do Grupo A da Terceirona.

Classificação do Grupo A

1. Sampaio – 20 pts

2. Cuiabá – 17 pts

3. Santa Cruz – 17 pts

4. Luverdense – 17 pts

5. Águia – 17 pts

6. Fortaleza – 16 pts

7. CRB – 16 pts

8. Brasiliense – 15 pts

9. Treze – 8 pts

10. Baraúnas – 7 pts

11. Rio Branco – 3 pts

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.