Botafogo é goleado pelo São Paulo e segue na zona do rebaixamento

Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 14h57

RIO - O Botafogo não resistiu ao poder ofensivo do São Paulo e perdeu por 5 a 2 na noite deste domingo, no Morumbi, pela 40ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o alvinegro segue com 43 pontos, na 21ª posição e entre os quatro times que estariam sendo rebaixados à Série B em 2005. O São Paulo chegou aos 71 pontos, no terceiro lugar, quatro atrás do líder Atlético-PR. Grafite (2), Diego Tardelli (2) e Cicinho marcaram para o tricolor paulista. Caio e César Sampaio, contra, fizeram os gols do Botafogo.

A primeira chance clara de gol da partida foi do Botafogo. Logo aos quatro minutos, Ruy arriscou de longe, a bola desviou em Lugano e quase entrou no canto esquerdo. A resposta tricolor veio no minuto seguinte com Grafite, que recebeu na esquerda em condição legal e chutou mascado, fraco, nas mãos de Jefferson.

Aos poucos o São Paulo foi colocando em prática a "blitz" pedida pelo técnico Emerson Leão. Os atacantes tricolores rondavam a todo instante a área do Botafogo, sem, no entanto, conseguir chances claras de gol. Isso até os 26 minutos, quando Grafite recebeu cruzamento da esquerda e, sozinho dentro da pequena área, cabeceou para trás, perdendo chance incrível.

Grafite se redimiu logo depois, aos 30 minutos, abrindo o placar no Morumbi. João Carlos falhou e o atacante são-paulino invadiu a área pelo meio, fuzilando Jefferson: 1 a 0. Se a torcida tricolor achava que a partida ficaria mais fácil, enganou-se. O Botafogo reagiu logo depois, empatando em um lance confuso. Schwenck cruzou na área, Ruy atrapalhou Rogério Ceni e a bola sobrou na pequena área para Caio, que foi mais rápido que o goleiro paulista e empurrou de carrinho para o gol. Antes do intervalo o Botafogo ainda teve duas chances com Schwenck, uma abafada por Lugano e outra defendida com dificuldade por Rogério Ceni.

O São Paulo voltou para o segundo tempo com Diego Tardelli no lugar de Nildo. A pressão aumentou, e nos primeiros seis minutos o Botafogo escapou por três vezes de levar o segundo gol. Aos 11, Danilo soltou uma bomba de fora da área, e a bola passou rente à trave esquerda. Aos 22, Danilo de novo, agora de cabeça, quase marcou ao concluir na rede pelo lado de fora. Antes disso, o São Paulo ainda teve dois gols corretamente anulados por impedimento.

Quando a torcida são-paulina já começava a dar sinais de impaciência, o São Paulo acertou três ataques fatais, em velocidade, que liqüidaram a partida em três minutos. Aos 29, Danilo deu belo passe para Diego Tardelli, que tocou de lado para Cicinho. O chute do lateral desviou em João Carlos e encobriu Jefferson. No minuto seguinte, Danilo pegou a zaga botafoguense desarmada e lançou Diego Tardelli, que tocou no canto direito: 3 a 1. Mais um minuto e novo cochilo da defesa do Botafogo. Diego Tardelli puxou contra-ataque e acionou Grafite, sozinho no meio, em condição legal. O atacante chutou forte para fazer 4 a 1.

O Botafogo ainda descontou aos 34. Ruy cabeceou na pequena área para Alex Alves. Cesar Sampaio tentou cortar e marcou contra. Mas, já nos acréscimos, o São Paulo chegou à goleada. Grafite escapou pela direita, driblou João Carlos e rolou com açúcar para Diego Tardelli, que só precisou escolher o canto: 5 a 2.

O Botafogo volta a campo no próximo sábado, às 16h, contra o Coritiba, no Caio Martins. O São Paulo joga no domingo, às 16h, contra o Vasco, em São Januário.

São Paulo 5 x 2 Botafogo

Local: Estádio do Morumbi (SP)

Árbitro: Carlos Eugênio Simon, auxiliado por Altemir Hausmann e Paulo Ricardo Conceição

Público: 9.697 pessoas

Renda: R$ 130.884

Cartões amarelos: Scheidt, Lugano, Jorginho Paulista

Gols: Grafite aos 30 minutos e Caio aos 36 minutos do primeiro tempo; Cicinho aos 29 minutos, Diego Tardelli aos 30, Grafite aos 31, César Sampaio (contra) aos 34 e Diego Tardelli aos 46 minutos do segundo tempo

São Paulo: Rogério Ceni; Fabão, Lugano e Edcarlos (Souza); Cicinho, Alê, César Sampaio, Danilo (Ramalho) e Júnior; Nildo (Diego Tardelli) e Grafite. Técnico: Emerson Leão

Botafogo: Jefferson; Ruy, Scheidt, João Carlos e Jorginho Paulista; Fernando, Thiago Xavier, Valdo e Elvis (Almir); Caio e Schwenck (Alex Alves). Técnico: Paulo Bonamigo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.