Botafogo e São Caetano empatam no Caio Martins

Globo Online e Esporte na Globo

Atualizada em 27/03/2022 às 14h58

RIO - Botafogo e São Caetano empataram em 1 a 1 na partida desta quinta-feira, no estádio Caio Martins, em Niterói. A equipe do ABC paulista saiu na frente, com Marcinho, e o alvinegro chegou ao empate com Caio. Com o resultado, o São Caetano ocupa a quarta colocação, com 59 pontos, enquanto o Botafogo é o 18º, com 39.

Os dois times voltam a campo na próxima rodada. No domingo, dia 17, o Botafogo enfrenta o Internacional-RS, no estádio Beira Rio, enquanto o São Caetano recebe o Paysandu, no Anacleto Campanella, ambos os jogos começando às 16h (de Brasília).

O jogo começou equilibrado, com as duas equipes se estudando em campo, mas com o Botafogo buscando um pouco mais o ataque. O primeiro lance de perigo, porém, foi do São Caetano. Aos cinco minutos, Fabrício Carvalho recebeu passe de Anderson Lima na entrada da área e chutou rasteiro, de canhota, obrigando Jefferson a fazer boa defesa.

Jogando em casa, e empurrado pela torcida, o Botafogo só conseguiu chegar com perigo aos 21 minutos. Ruy fez boa jogada pela direita, avançou e chutou forte. Sílvio Luiz espalmou, a bola subiu e pegou efeito, saindo rente à trave esquerda.

Pouco a pouco o São Caetano foi se encontrando na partida, e abriu o placar aos 28. Silvio Luiz cobrou uma falta na entrada de sua área, Euller raspou de cabeça, a defesa alvinegra falhou e a bola sobrou para Marcinho, que dominou, invadiu a área e chutou rasteiro, nas saída de Jefferson, que nada pôde fazer.

Apesar da desvantagem no placar, o Botafogo não perdeu o ímpeto do ataque e acabou recompensado. Aos 36, Ruy fez boa jogada pelo meio e passou para Schwenck, na direita. O atacante foi à linha de fundo e cruzou para o meio da área, mesmo pressionado por Silvio Luiz. Caio, marcado por dois zagueiros, subiu alto e marcou de cabeça.

O São Caetano ainda teve mais uma chance de voltar à frente do placar no primeiro tempo. Marcinho dividiu com os zagueiros na entrada da área e o árbitro Wallace Valente marcou falta. O próprio Marcinho cobrou, mas a bola bateu na barreira.

Depois do intervalo, o time paulista voltou pressionando, e logo aos dois minutos quase fez o segundo. Serginho, pela esquerda, foi à linha de fundo e cruzou para a área. Euller tentou de letra, mas Renatinho conseguiu afastar o perigo. Aos oito, Anderson Lima cobrou escanteio, Marcos Aurélio desviou de cabeça, mas Jefferson conseguiu espalmar.

Aos 13 minutos, Ricardinho passou para Schwenck na entrada da área, o atacante alvinegro dividiu com o zagueiro e caiu no chão, mas o árbitro mandou seguir.

Precisando da vitória, o técnico Paulo Bonamigo tentou dar um novo fôlego à equipe. O treinador promoveu três modificações, primeiro com Jorginho Paulista e Têti, nos lugares de Renatinho e Caio, e depois tirando Valdo e colocando Cassiano, que em sua primeira jogada, aos 32, conseguiu um bom chute de fora da área, obrigando Sílvio Luiz a fazer uma defesa difícil.

Depois da pressão inicial, o São Caetano não conseguiu manter o ritmo, o que permitiu uma recuperação do Botafogo. Aos 36, Schwenck foi lançado pela direita, mas sofreu falta dura de Marcos Aurélio, que recebeu cartão amarelo. Têti cobrou e Serginho desviou a bola com o braço, mas o árbitro não marcou o pênalti.

Sentindo o bom momento, o Botafogo partiu para cima do Azulão, que ainda teve um jogador expulso, aos 43, quando Marcos Aurélio impediu um contra-ataque colocando a mão na bola. Aos 47, Têti foi lançado na direita, cruzou para a área, mas Dininho mandou para escanteio. Depois da cobrança, Schwenk ainda tentou de cabeça, mas sem perigo.

BOTAFOGO 1 X 1 SÃO CAETANO

Local: Caio Martins, em Niterói (RJ)

Renda: R$ 99.897

Público: 6.090 pagantes

Gols: Marcinho aos 28 e Caio aos 36 minutos do primeiro tempo

Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES)

Cartões amarelos: Anderson Lima, Mineiro, Sílvio Luiz, Serginho e Marco Aurélio e Fernando

Cartão vermelho: Marcos Aurélio (São Caetano)

Botafogo: Jefferson; Ruy, Gustavo, Rafael Marques e Renatinho (Jorginho Paulista); Fernando, Túlio, Valdo (Cassiano) e Caio (Têti); Ricardinho e Schwenck. Técnico: Paulo Bonamigo.

São Caetano: Silvio Luiz; Dininho, Gustavo (Marco Aurélio), Serginho e Anderson Lima; Marcelo Mattos, Mineiro, Marcinho (Mateus) e Ceará; Euller (Fernando Baiano) e Fabrício Carvalho. Técnico: Péricles Chamusca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.